A final da 6ª edição do Santa Casa Challenge foi transmitida em direto, através do Facebook da Casa do Impacto. Em cinco minutos, as dez candidaturas finalistas apresentaram os seus projetos a um júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Vítor Crespo, diretor da CRIAM e da HealthTech Lisboa; Ricardo Lima, responsável da Startups at Web Summit; Sofia Villax, presidente do Comité de Responsabilidade Social da Hovione; e Nuno Comando, diretor de Unidade de Capacitação e Incubação da Casa do Impacto.
“Como podemos promover uma saúde de qualidade, com especial atenção aos problemas da saúde mental e às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade?” foi o desafio lançado nesta edição, pela Casa do Impacto , aos empreendedores.
Para Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa, e Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, esta edição do Santa Casa Challenge foi “incrível” e superou as melhores expetativas. Ambos destacaram o “salto qualitativo das candidaturas”, sublinhando que os projetos apresentados são “novas respostas para novas necessidades” da sociedade.
Os vencedores
Os vencedores foram HOLI by Nevaro (em primeiro lugar), SurgeonMate Library (em segundo) e BlaBlaBlue (em terceiro). O projeto vencedor visa a autogestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva, tais como mood tracking, journaling, práticas de respiração e mindfulness, entre outras. Permite assim a gestão consciente da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores das empresas, permitindo aos recursos humanos ou liderança da mesma, implementar melhorias com base nas métricas dos colaboradores.
Já a SurgeonMate Library consiste numa biblioteca de multimédia e de dados clínicos, armazenados numa “cloud” desenhada para profissionais de saúde. Contempla uma ferramenta de telementoria que liga profissionais de locais remotos e vulneráveis a especialistas.
Por último, o BlaBlaBlue é uma aplicação móvel que fornece aos terapeutas, encarregados de educação e crianças as melhores ferramentas para sessões de terapia e atividades educacionais em casa, relacionadas com a terapia da fala.
O grande vencedor recebe 15 mil euros para desenvolver a sua ideia de negócio. O 1° e o 2° classificados têm acesso a um pack de incubação na Casa do Impacto, por um período de um ano. Os três vencedores vão também usufruir de um Alpha Packs para a Web Summit 2021, onde poderão marcar presença e mostrar as suas ideias de negócio ao mundo.
O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.