O evento, que vai ter lugar no dia 18 de setembro, na Casa do Impacto, no Convento de São Pedro de Alcântara, é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do seu hub de inovação social, que volta a ser um espaço privilegiado de reflexão e partilha, juntando líderes de projetos de impacto, especialistas do setor social e representantes da academia.
O início está programado para as 16h15, com a sessão de boas-vindas a cargo do diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da SCML e da Casa do Impacto, Nuno Comando.
Um dos momentos em destaque será a apresentação da Unidade de Saúde W+, da Santa Casa, a cargo de Sónia Santos, psicóloga da unidade. Iniciado a partir de uma ideia e num processo de intraempreendedorismo na SCML, esta resposta, que é uma resposta de saúde que presta apoio psicológico e psicoterapêutico a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade psicológica, foi lançada como projeto piloto e é hoje uma importante Unidade de Saúde da SCML, que inclusive promove e acolhe mini projetos inovadores na sua intervenção.
Haverá também um painel de debate sob o tema “Escalar o impacto: que desafios esperar e como lidar com os mesmos?”, numa sessão moderada por Elena Durán, CEO e fundadora da 55+, e que contará com a presença de quatro convidados com experiência prática na implementação e crescimento de projetos de impacto: Mário Rui André, Coordenador do Programa “Lisboa, Cidade COM VIDA Para Todas as Idades”; Filipa Pinto Coelho, CEO e fundadora do Café Joyeux Portugal; Alberto Mojtar, CEO e fundador da Equal Food; e Inês Lagoutte, investigadora do programa Scaling Impact Executive do Yunus Social Innovation Center, da Universidade Católica Portuguesa.
Nestas Conversas serão discutidos os desafios reais do processo de escalabilidade, desde a mobilização de recursos e financiamento, à gestão de equipas, replicação de modelos e adaptação a novos contextos geográficos ou sociais.
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.