No dia 4 de julho, a Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, acolheu o evento “Conversas com Impacto: Geração Futuro – Jovens que Transformam”, iniciativa que juntou educadores, especialistas, empreendedores sociais e jovens líderes com um objetivo comum: refletir sobre o futuro da educação e da juventude à luz das novas abordagens, tecnologias e desafios sociais.
O programa teve início com as boas-vindas de Nuno Comando, diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da SCML, seguindo-se uma talk de inspiração com dois jovens protagonistas de projetos comunitários desenvolvidos com o apoio da Santa Casa e do Ginásio do Empreendedor. O momento foi conduzido por Ruben Matay Sousa, coordenador de animação sociocultural do CSC Bairro da Flamenga, SCML.
O evento incluiu dois painéis principais:
– “Inovar na Educação: como e porquê?”, com intervenções de Jorge Peralta (SCML), Inês Andrade (No Bully Portugal), Nuno Gomes (Growappy) e moderação de Frederico Santos (Microsoft PT);
– “Liderança com Propósito: a vez dos Jovens”, com a participação de Fatu Banora (Academia de Líderes Ubuntu), Esmeralda Saragoça (SCML), Bruno Ramos (Junior Achievement) e moderação de Teresa Fernandes (Teach for Portugal).
Entre as sessões, existiu espaço para networking, pausa para café e uma atuação musical do projeto Latomania, que trouxe ritmo e energia à Casa do Impacto.
O encerramento contou com a intervenção de Luis Rego, administrador da Santa Casa, e com um desafio lançado aos participantes: continuar a criar pontes entre gerações, instituições e ideias, para garantir que os jovens sejam não apenas o futuro, mas o presente da mudança social.