logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Dia Internacional do Enfermeiro: celebrar a vida

Dia Internacional do Enfermeiro: celebrar a vida

Exímios na arte do cuidar, os enfermeiros dedicam-se aos outros a tempo inteiro. São homens e mulheres com um olhar cheio de compaixão e generosidade. Salvam vidas e, em muitos casos, arriscam a própria vida para combater a pandemia. Neste dia, enaltecemos o trabalho dos enfermeiros da Santa Casa.

Saúde

Num ano marcado pela pandemia, em que os profissionais de saúde estiveram na linha da frente do combate à Covid-19, o Dia Internacional do Enfermeiro – celebrado a 12 de maio – ganha um significado redobrado. Mais do que assinalar a efeméride, este dia é uma homenagem à coragem, sacrifício pessoal e espírito de resiliência destes profissionais, os verdadeiros heróis num cenário difícil e imprevisto para todos nós.

A saúde é uma das principais áreas de atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que, ao longo dos anos, tem vindo a constituir respostas em áreas como saúde mental, cuidados continuados e lares, saúde oral, saúde de proximidade e medicina de reabilitação, além de preparar os profissionais do futuro, através da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Os enfermeiros da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa cuidam, diariamente, da saúde dos que mais precisam. Em tempo de pandemia, foram a esperança e o conforto dos que necessitaram de cuidados de saúde. A Misericórdia de Lisboa associa-se às comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, reforçando o compromisso de gratidão a todos os enfermeiros, especialmente aos que trabalham na instituição.

Não há palavras para expressar a gratidão que temos para aqueles que cuidam a tempo inteiro. A todos os enfermeiros que trabalham na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, obrigado!

A génese da efeméride

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio. Foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Florence Nightingale nasceu em Florença no dia 12 de maio de 1820. As visitas constantes que fazia com sua mãe a doentes foram decisivas na escolha de Florence pelo curso de enfermagem. Florence estudou, publicou estudos comparativos e foi convidada para superintendente de enfermeiras voluntárias na Guerra da Cimeira, em 1853. Nessa altura, as inovações trazidas por ela à enfermagem resultavam na diminuição de mortes de 42,2% para 2,2%. A sua dedicação rendeu-lhe a condecoração da Cruz Vermelha Real em 1883.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas