A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebra esta terça-feira, 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos com uma ação especial de arte urbana. A data foi assinalada com a pintura de um mural alusivo à efeméride, na Calçada da Glória, em Lisboa.
O dia 10 de dezembro tem como objetivo homenagear o empenho e a dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade.
Foi neste mesmo dia de 1948 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. A mesma foi assinada por 58 estados com vista a promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. A Declaração Universal dos Direitos do Homem enuncia os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Falar de Direitos Humanos é falar, obviamente, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Uma instituição que se dedica há 521 anos a promover os valores da dignidade humana, da paz, da solidariedade e, acima de tudo, a apoiar aqueles que mais precisam no dia-a-dia. Desde a sua fundação que a Santa Casa presta apoio ao próximo nas mais variadas áreas, desde as crianças em risco até envelhecimento, passando pelo fenómeno da violência de género e pelo alojamento social de emergência.