Ao longo da vida, quase todos os cidadãos necessitarão, em algum momento, da ajuda de um profissional de fisioterapia para recuperar a mobilidade parcialmente perdida, fazer exercícios de alongamento dos músculos ou corrigir eventuais disfunções… Estas funções integram uma lista quase interminável de situações em que o contributo desta classe profissional é fundamental.
Mas quem são os fisioterapeutas das Santa Casa? De acordo com os dados da Direção dos Recursos Humanos, 90 fisioterapeutas trabalham diariamente na Misericórdia de Lisboa, dispersos pelos vários equipamentos. Com uma média de idades a rondar os 40 anos e com mais de uma década de experiência na instituição, este é o perfil dos fisioterapeutas da Santa Casa, os quais desempenham um papel crucial na reabilitação das pessoas, contribuindo para a sua reintegração na sociedade, mesmo quando essa reintegração implica “começar do zero”, como muitas vezes sucede na sequência de um acidente.
Com o maior número destes profissionais a trabalhar no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão (50) – ou não fosse este equipamento o centro da reabilitação por excelência -, os fisioterapeutas da Santa Casa podem ainda ser encontrados no Hospital de Sant´Ana (15) e em vários equipamentos da Ação Social e da Saúde, onde contactam com utentes de diversas idades e múltiplas patologias, as quais exigem abordagens e metodologias diversas. Sempre, com um único objetivo: avaliar, tratar, minimizar problemas e prevenir o aparecimento de disfunções, em áreas tão distintas como a cardiologia, a pneumologia, a ortopedia, a traumatologia, a reumatologia, entre muitas outras.
A propósito do Dia Mundial da Fisioterapia, que se assinalou no domingo, a Santa Casa agradece o trabalho que é realizado diariamente por todos os “seus” profissionais de fisioterapia, um trabalho que constitui um contributo fundamental na vida dos que recorrem à Misericórdia de Lisboa.
O papel da formação na Santa Casa
Além de serem uma presença obrigatória e constante na Santa Casa, a formação dos fisioterapeutas ocupa ainda um lugar de destaque na Misericórdia de Lisboa, através da Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSAlcoitão). Este estabelecimento de Ensino Superior Particular, propriedade da instituição, é pioneiro em Portugal na formação de fisioterapeutas (assim como de terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala) sendo, desde a sua constituição, a escola de referência neste domínio.
Nas últimas cinco décadas, dos cerca de 10.0000 fisioterapeutas em exercício em Portugal, uma elevada percentagem graduou-se na ESSAlcoitão, estando dispersos em hospitais, centros de dia, lares, residências séniores, clínicas, centros de reabilitação, ginásios ou clubes desportivos.