Tendo a Saúde como um dos pilares da sua missão, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa integra dezenas de profissionais ligados à área da fisioterapia, cujo Dia Mundial se assinala esta segunda-feira, 8 de setembro. A Instituição conta, concretamente, com 92 fisioterapeutas, distribuídos por 10 equipamentos.
O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão detém, como é natural, a maior parte destes profissionais especializados (53), seguindo-se o Hospital de Sant’ana, também ele parte integrante do Centro Hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com 15 fisioterapeutas.
O Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, o Centro Intergeracional Ferreira Borges, as Residências Raquel Ribeiro e Nossa Senhora do Carmo, as Unidades de Cuidados Continuados Integrados de São Roque, Maria José Nogueira Pinto e Rainha D. Leonor e a Unidade de Saúde Santa Casa José Domingos Barreiro são outros equipamentos da Misericórdia de Lisboa com fisioterapeutas alocados.
Todos juntos, estes profissionais estão na linha da frente das Boas Causas, pois melhoram o dia a dia de milhares de pessoas, prevenindo e tratando lesões, sempre com o intuito de promover o envelhecimento saudável junto da população mais idosa.
Aos fisioterapeutas, o nosso muito obrigado!
Dia Mundial da Fisioterapia
A prevenção de quedas e o envelhecimento saudável são os temas escolhidos para assinalar o Dia Mundial da Fisioterapia. A escolha dos temas coube à World Physiotherapy, organização internacional que representa milhares de fisioterapeutas por todo o mundo, fundada neste dia em 1951.
Os dois temas estão umbilicalmente ligados, uma vez que as quedas constituem uma das principais causas de perda de independência e internamentos em pessoas idosas. Assim, a World Physiotherapy preparou uma série de folhetos informativos sobre o assunto, traduzidos para português e distribuídos pela Ordem dos Fisioterapeutas, que demonstram a importância da fisioterapia não apenas no tratamento das consequências de quedas, mas também na prevenção das mesmas, promovendo nos utentes a melhoria da sua força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade.
Veja os folhetos informativos sobre envelhecimento saudável e prevenção de quedas: