Foi com alegria e muita cor que o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (CRPCCB) assinalou esta segunda-feira, 6 de outubro, o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, com o arranque da pintura de um novo mural à entrada deste equipamento sob gestão da Santa Casa.
“Tínhamos este muro muito degradado mesmo aqui à frente e pensámos dar-lhe um ar diferente para assinalar este Dia Mundial e depois o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, que se comemora a 20 deste mês”, frisou Ana Cadete, diretora do CRPCCB”, falando de “uma nova carta de entrada” do equipamento.
O mural, que deverá ficar terminado nas próximas semanas, contempla as duas faces do muro e vai integrar diversos elementos, como um desenho elaborado por Ju, um jovem utente da Casa de Acolhimento dos Plátanos com um talento muito especial, ou um laço verde, símbolo internacional da paralisia cerebral, para além de muitas mãos de várias cores. A pintura fica a cargo de utentes, funcionários e antigos colaboradores do CRPCCB.
No dia de arranque dos trabalhos esteve presente André Brandão de Almeida, administrador da Santa Casa com o pelouro da Saúde, que não deixou de participar na pintura com a própria mão, numa iniciativa que tem um significado muito próprio.
“Neste Dia Mundial da Paralisia Cerebral juntamo-nos aqui não apenas para pintar um mural, mas para dar cor a uma causa que nos une, a da inclusão, do respeito e da valorização de cada pessoa. Esta data convida-nos a olhar de forma mais consciente para a paralisia cerebral, a desmistificar preconceitos e a lembrar que a diferença nunca deve ser motivo de afastamento, mas sim de encontro”, começou por dizer André Brandão de Almeida.
O administrador com o pelouro da Saúde referiu ainda que “cada traço deste mural simboliza um gesto de empatia, de reconhecimento e de esperança” e desejou que esta obra “fique como testemunho do trabalho notável” realizado neste Centro, deixando ainda o desejo de “uma sociedade mais justa, mais atenta e mais humana”.
A festa prosseguiu no interior do Centro, com direito a música e iguarias doces, numa manhã de muitos sorrisos e exemplos de superação no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian.
Contribuíram para esta atividade os seguintes parceiros: Rehapoint, Ergométrica, Tecnimoove, TSimetria e Mobilitec.