O Dia Mundial da Saúde é assinalado, anualmente, a 7 de abril, numa data instituída pela Organização Mundial de Saúde em 1950. Na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa esta é uma área à qual é dada prioridade diariamente. A Saúde é um dos pilares da Instituição e são várias a valências estabelecidas para que a Misericórdia de Lisboa cumpra a sua missão, cuidando de quem mais necessita.
Desde cuidados de saúde primários, em ambulatório e ao domicílio, até às diversas especialidades médicas e cirúrgicas, a Santa Casa aposta num corpo clínico qualificado, em programas de saúde especializados e numa oferta de excelência e proximidade aos seus utentes.
Os exemplos do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e do Hospital Ortopédico de Sant’Ana, mas também do SOL – Saúde Oral em Lisboa e das diversas Unidades de Saúde e de Cuidados Continuados, passando pelos Polos de Cuidados ao Domicílio ou pela ESSAlcoitão – Escola Superior de Saúde do Alcoitão, são enumerados por André Brandão de Almeida, administrador da Instituição com o pelouro da Direção de Saúde, que faz o retrato das valências da Misericórdia nesta área: