O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão não quis passar ao lado do Dia Mundial do Cancro e organizou uma iniciativa que juntou vários utentes, familiares, cuidadores e profissionais do centro.
Para além de sensibilizar para o tema, o evento “Escalar Contra o Cancro” quis sublinhar a importância da superação individual associada à prática de exercício físico, como forma de ajudar no combate a uma doença que causa, anualmente, 10 milhões de mortes no mundo.
Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. No entanto, existem alguns fatores que podem ser fulcrais para evitar esta doença, como são exemplo disso não fumar, manter um peso saudável, comer de forma saudável ou fazer exercício físico de forma regular.
No dia do evento os convidados presentes foram desafiados a superarem-se, através da subida da parede de escalada adaptada do Centro (a primeira do género em Portugal), que foi inaugurada em abril do ano passado, no âmbito das comemorações do 57.º aniversário do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
Nesta parede os utentes escalam em top rope, ou seja, ficam presos por uma corda colocada no topo da parede, sendo a segurança assegurada por pessoas experientes e habilitadas para o efeito. As equipas de apoio estão sempre presentes, a trabalhar diretamente com os utentes.
Veja alguns dos momentos da iniciativa na galeria abaixo:
Utentes do CMRA na ação "Escalar Contra o Cancro"
Parede de escalada adaptada do CMRA
Equipa de apoio