Assinala-se esta sexta-feira, 14 de novembro, o Dia Nacional do Terapeuta da Fala, celebrado pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) sob o lema “Intervir em Cuidados Paliativos”.
Além dos objetivos principais da terapia da fala, que atua na prevenção, avaliação e tratamento de todas as perturbações da comunicação humana, tanto oral quanto escrita, bem como nas alterações do processo normal de deglutição, a intervenção desta área nos cuidados paliativos destaca-se pelo esforço em preservar a capacidade de comunicação dos utentes, contribuindo para o seu bem-estar e assegurando a manutenção da dignidade ao longo de todas as fases da vida.
Para sintetizar estes intuitos, a ATPF criou a página O Terapeuta da Fala Pode Fazer a Diferença, concentrando informação útil sobre o tema da efeméride deste ano.
Na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Terapia da Fala assume uma importância de relevo, não apenas pelos terapeutas que desempenham a função nos diversos equipamentos da Instituição, mas também pela ligação desta área à Escola Superior de Saúde do Alcoitão, que oferece a Licenciatura em Terapia da Fala no seu leque de cursos.