logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Dispositivo portátil para rastreio de cancro da mama vence RISE for Impact

Dispositivo portátil para rastreio de cancro da mama vence RISE for Impact

Glooma, startup de impacto social no setor da saúde, é a grande vencedora do RISE for Impact da Casa do Impacto, o programa de aceleração que premeia soluções inovadoras ligadas aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Empreendedorismo Social

A grande vencedora da edição do RISE for Impact, a Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é a startup Glooma, responsável pelo desenvolvimento de um dispositivo portátil – SenseGlove – que consiste numa luva com sensores piezoelétricos que deteta anomalias na textura do tecido mamário, complementando a auto palpação mamária, e que tem como objetivo ajudar na deteção precoce do cancro da mama.

A Glooma arrecada, assim, um prémio de três mil euros e a incubação na Casa do Impacto, o que vai permitir à startup “explorar caminhos e definir pontos concretos para o futuro, como procurar investimento”, frisam os cofundadores Frederico Stock e Francisco Nogueira.

Em segundo lugar e vencedora de um prémio de dois mil euros, ficou a Actif, uma startup que visa melhorar a qualidade de vida da população mais idosa, promovendo um estilo de vida mais saudável e ativo durante o envelhecimento, através de um serviço de vídeos on demand com atividades físicas e cognitivas.

A completar o pódio ficou a Nevaro, que arrecadou um prémio de mil euros com a sua aplicação móvel HOLI, que permite a autogestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva.

Além do prémio monetário, todos os finalistas RISE for Impact ganham um ano de incubação na Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo e inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, comentou que “a aposta e o compromisso das startups na criação de condições para uma melhoria significativa da saúde faz com que a área healthtech seja o vetor em mais rápido crescimento no setor da saúde. Isso acontece porque existem projetos com muita qualidade a trabalhar nesta área que prometem um futuro brilhante na inovação da tecnologia para a saúde”, concluindo que “os três finalistas são sem dúvida exemplos de soluções capazes e necessárias no mercado”.

De salientar que os três projetos vencedores estavam a participar no RISE for Impact desde setembro de 2021, tendo sido selecionados de um universo de 72 projetos candidatos. Foram selecionados ao longo de três fases (bootcamp, aceleração e incubação), que culminaram agora na sessão de pitch que decidiu o vencedor.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas