logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

“E Depois de Abril?” abre ao público até 21 de junho

“E Depois de Abril?” abre ao público até 21 de junho

Numa homenagem aos 50 anos do 25 de abril de 1974, esta exposição única e evocativa não se limita a relembrar os eventos da Revolução dos Cravos.
Exposição E Depois de Abril?

Foi na última sexta-feira que a exposição “E Depois de Abril” foi inaugurada no Espaço Santa Casa, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal da capital e da Misericórdia de Lisboa.

Através de uma combinação de elementos visuais, entre fotografias, mobiliário, cartazes alusivos à data e testemunhos escritos de quem viveu a revolução in loco, a exposição recua no tempo para transportar os visitantes de volta àquele momento crucial da história.

Luna Marques, diretora da Unidade de Animação Socioeducativa, explica como se desenrolou todo este processo: “Foi o Arquivo Municipal que nos desafiou para este projeto há dez meses, com o objetivo de se fazer uma homenagem ao 25 de abril, utilizando fotografias do arquivo. Mas procurava algo diferente. Reunimo-nos, então, compartilhámos ideias e decidimos que queríamos envolver as pessoas, especialmente os nossos utentes. Contactámos diversos equipamentos, perguntámos se as pessoas gostariam de falar sobre o que viveram antes do 25 de abril e recebemos uma resposta entusiástica de 60 interessados”.

Um dos pontos altos da exposição é, portanto, a seção dedicada às histórias pessoais. Testemunhos de pessoas que viveram a revolução, oferecendo uma visão íntima e humana dos acontecimentos. Estas histórias destacam a diversidade de experiências e perspetivas, sobretudo dos cidadãos comuns que se viram subitamente livres para expressar as suas opiniões e aspirações.

“Vamos ter ainda outra dimensão destas histórias, numa modalidade tão utilizada agora, que é o podcast. Serão dez histórias contadas na primeira pessoa, por alguns dos nossos utentes, que relembram o que estavam a fazer na quinta-feira de 25 de abril de há 50 anos, o que lhes trouxe esta data e de que forma as suas vidas mudaram desde então. Imagine, por exemplo, que sem o 25 de abril talvez não existissem hoje animadores socioculturais”, complementa Luna Marques. “E está para breve podermos ouvir esses momentos. Estamos já na fase final de edição deste podcast”, finaliza.

“E Depois de Abril?” pode ser vista até 21 de junho, no Espaço Santa Casa, todos os dias entre as 09h30 e as 17h30. A entrada é gratuita.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas