logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Edmundo Martinho reeleito para presidente de Grupo de Trabalho europeu

Edmundo Martinho reeleito para presidente de Grupo de Trabalho europeu

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi renomeado presidente, para o próximo biénio (2020/2021), do Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).

Projetos e Fundos

Este é o segundo mandato de Edmundo Martinho à frente do Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento da UNECE, depois de em 2017, ter sido nomeado pela primeira vez, para a presidência do grupo.

O Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento da UNECE é uma organização intergovernamental, criada em 2008, que se reúne anualmente no mês de novembro, em Genebra. Os objetivos deste grupo são: contribuir para a implementação dos compromissos assumidos pelos Estados Membros, orientar o trabalho da UNECE no terreno na área do Envelhecimento, promover a cooperação internacional, partilha de experiências e discussão de políticas de Envelhecimento, consciencializar para as consequências do Envelhecimento na região da UNECE e criar sinergias dentro e fora da Comissão.

Indo ao encontro desta realidade, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem vindo a desenvolver, em parceria com outras entidades locais e nacionais, alguns projetos para a promoção e prolongamento da vida autónoma da população com mais de 65 anos.

Um desses programas é o “Lisboa, Cidade de Todas as Idades“, que consiste numa estratégia para a cidade e tem como missão dar uma resposta integrada à população com mais de 65 anos, na senda da longevidade, promovendo ações de cidadania participativa com vista a maiores índices de autonomia e independência.

O projeto pretende diminuir o isolamento social da população de idade avançada que vive em Lisboa com o maior e mais ambicioso programa de investimento na rede de cuidados, apoio domiciliário ou a requalificação do espaço público, tornando-o mais amigo da população 65+.

Sobre a UNECE

A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa foi criada em 1947. É uma entre cinco comissões regionais das Nações Unidas. As outras são a Comissão Económica para África, a Comissão Social e Económica para a Ásia e o Pacífico, a Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas e a Comissão Económica e Social para a Ásia Ocidental.

O objetivo da UNECE é promover a cooperação económica entre os seus Estados membros. Esta Comissão tem 56 Estados Membros, entre Europa, América do Norte e Ásia. Todos os membros das Nações Unidas podem contribuir para o trabalho da UNECE.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas