A Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo recebeu a visita de 8 embaixadores de países da América do Sul acreditados em Portugal: Brasil, El Salvador, Argentina, Paraguai, Perú, República Dominicana, Panamá e México.
O encontro, promovido pelo colecionador Francisco Capelo, teve como objetivo estreitar laços culturais e explorar futuras colaborações entre a instituição e os países representados.
Durante a visita, os diplomatas tiveram a oportunidade de conhecer a vasta coleção de arte asiática reunida por Francisco Capelo ao longo de mais de duas décadas. Composta por cerca de 1.300 peças provenientes de 14 países asiáticos, a coleção abrange um período que vai do século III a.C. até ao início do século XX. As obras, selecionadas com base na sua raridade, integridade e valor estético, estão expostas num edifício seiscentista cuidadosamente restaurado para este fim.
David Lopes e Ângela Guerra, administradores da Santa Casa, estiveram presentes no evento, dando as boas-vindas a todos os membros do corpo diplomático.
Francisco Capelo, conhecido pelo seu papel na criação de instituições culturais como o Museu da Marioneta e o Museu do Design e da Moda (MUDE), tem vindo a direcionar o seu interesse para a América do Sul. Nos últimos anos, tem realizado viagens frequentes à região, com o intuito de aprofundar o seu conhecimento sobre as culturas locais e enriquecer o seu acervo com peças representativas do património cultural sul-americano.
A iniciativa reforça o papel da Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa como um espaço/plataforma de diálogo intercultural.