A Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, acolheu hoje mais uma edição das Conversas com Impacto, dedicada ao tema “Emprego para Pessoas com Deficiência”, num encontro marcado pela forte adesão do público, pela qualidade das intervenções e pela partilha de soluções práticas para promover ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos.
A sessão teve início com a keynote “VALOR T: Valorizar o Talento e Equidade no acesso ao mercado de trabalho”, apresentada por Vanda Nunes, diretora da Unidade de Talento e Transformação da Valor T, que deu a conhecer o trabalho desenvolvido na promoção da empregabilidade de pessoas com deficiência e na construção de percursos profissionais sustentáveis.
O momento central do encontro foi a talk “Do compromisso à prática: o que muda (mesmo) nas organizações”, moderada por Joana d’Orey Santiago, presidente da Direção da SEMEAR, e que contou com os contributos de Paula Lobinho, responsável pela área de Diversidade e Inclusão do El Corte Inglés, Frederico Cavazzini, diretor de Planeamento, Qualidade e Relações Académicas da Nova SBE, e Miguel Vieira, técnico superior da Valor T.
A acessibilidade foi amplamente reconhecida como o ponto de partida para qualquer estratégia de inclusão, não apenas enquanto eliminação de barreiras físicas, mas como uma transformação mais profunda das práticas, da comunicação e das ferramentas usadas pelas organizações.
O encerramento do evento esteve a cargo de Luís Rego, administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de oportunidades e com a criação de condições reais para que todas as pessoas possam participar plenamente no mercado de trabalho e na sociedade.
O encontro terminou com um momento de networking, promovendo a partilha de experiências e o reforço de ligações entre participantes, num ambiente marcado pela convicção de que o emprego inclusivo é uma responsabilidade coletiva. Porque, empregadores ou não, todos fazemos parte da mudança.