logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Encontro “Olhares Terapêuticos: Psicanálise e Intervenção Social” esgotou a Sala de Extrações

Encontro “Olhares Terapêuticos: Psicanálise e Intervenção Social” esgotou a Sala de Extrações

Evento promovido pela Santa Casa e pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica gerou enorme interesse e contou com vários especialistas, que debateram a saúde mental da população mais vulnerável.

Saúde

Provedor discursa na Sala de Extrações

A Sala de Extrações encheu na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, para acolher o encontro “Olhares Terapêuticos: Psicanálise e Intervenção Social”, promovido pelo protocolo celebrado entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP).

Um diversificado painel de especialistas debateu a articulação e integração de diferentes formas de atuação a partir da psicanálise e da intervenção social junto de populações vulneráveis, como crianças, adolescentes e suas comunidades, num encontro que esgotou as inscrições presenciais e foi visto por centenas de pessoas através da transmissão online.

A sessão de abertura ficou a cargo de Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa, que destacou a importância desta iniciativa como forma de ser feita “uma reflexão conjunta sobre o impacto da saúde mental na vida das pessoas”, sobretudo das mais vulneráveis.

“Todos estamos conscientes de que os problemas de saúde mental afetam de forma desproporcional as populações vulneráveis, nomeadamente as que estão em contexto de pobreza, exclusão e violência”, explicou o Provedor.

Por seu lado, João Boavida, da direção da AP, sublinhou a união de esforços entre as duas entidades, aproveitando o autêntico farol que a Santa Casa tem sido nas suas áreas de atuação.

“Normalmente, os projetos que a Santa Casa desenvolve transformam-se, muito rapidamente, em boas práticas que são disseminadas do ponto de vista nacional. Portanto, é para a AP muitíssimo gratificante podermos trabalhar em conjunto com uma instituição desta dimensão”, afirmou.

No final do dia de trabalho, Rita Prates, Vice-Provedora da Misericórdia de Lisboa, dirigiu-se à plateia para reforçar o compromisso da Instituição com a causa da saúde mental.

“Acreditamos que a dignidade plena das pessoas é fundamental e, por isso, é nosso compromisso capacitar as mais de 20 mil crianças, jovens e famílias que estão sob a nossa responsabilidade. Quando negligenciamos a saúde mental na infância e adolescência, estamos a privar as crianças dos seus direitos e a impedir que atinjam o seu verdadeiro potencial”, alertou.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas