logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Espaço ComVida promove sessões de partilha para cuidadores informais

Espaço ComVida promove sessões de partilha para cuidadores informais

As sessões de partilha para cuidadores informais, promovidas pelo Espaço ComVida e o Instituto São João de Deus, já começaram.

Ação social

Abraço entre idosa e adolescente

Realizou-se no passado dia 8 de julho o primeiro encontro das sessões de partilha para cuidadores informais, promovidas pelo Espaço ComVida, da Santa Casa, e o Instituto São João de Deus. Trata-se de um ciclo formativo de sete sessões que tem como objetivo apoiar os cuidadores informais na prestação de cuidados aos seus familiares com demência e ensiná-los a gerir o seu próprio bem-estar, sendo conduzido por técnicos especializados de ambas as instituições. Estamos a falar de sessões gratuitas, que visam fornecer suporte prático e emocional aos cuidadores e reduzir a iliteracia na área da demência, através da partilha de experiências e dúvidas entre pares. Ou seja, espera-se que os cuidadores possam ouvir, aprender e aconselhar-se uns aos outros.

Foi por reconhecer que existem fragilidades no apoio e acompanhamento das pessoas com demência e seus cuidadores na comunidade, que o Espaço ComVida do Centro Social Polivalente do Bairro das Furnas convidou o Instituto São João de Deus para formar uma parceria. “Juntos, delineámos um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida desta população e entre elas destaca-se o ciclo de sessões de partilha para cuidadores formais e informais, que visa fortalecer a segurança e a competência dos cuidadores, permitindo-lhes prestar melhores cuidados aos seus familiares”, explicou Ana Nascimento, diretora daquela unidade da Santa Casa. “Portugal está entre os quatro países da OCDE com maior prevalência de demência, o que sublinha a necessidade crescente de respostas específicas para apoiar tanto as pessoas com demência, como os seus cuidadores. Capacitar as equipas de cuidados como agentes de mudança é essencial para enfrentar este desafio crescente”, reforçou.

Estas sessões de partilha para cuidadores informais continuam até março do próximo ano e Ana Nascimento não tem dúvidas quanto à sua pertinência: “Esta iniciativa representa um passo importante na valorização e capacitação dos cuidadores, essenciais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência em Portugal”.

O Espaço ComVida é um projeto-piloto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) direcionado a pessoas com demência, que tem como foco manter as suas competências cognitivas e promover a sua autonomia através de atividades que promovam a sua interação social e o contacto contínuo com a comunidade. Ana Nascimento salientou que “a prestação de cuidados especializados é a base deste projeto, que utiliza uma abordagem centrada na pessoa com demência, reconhecendo e envolvendo todas as áreas de vida dos indivíduos, empregando metodologias não farmacológicas para garantir flexibilidade e fazendo ajustamentos às necessidades e preferências de cada pessoa e cuidador/família”.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas