Realizou-se no passado dia 8 de julho o primeiro encontro das sessões de partilha para cuidadores informais, promovidas pelo Espaço ComVida, da Santa Casa, e o Instituto São João de Deus. Trata-se de um ciclo formativo de sete sessões que tem como objetivo apoiar os cuidadores informais na prestação de cuidados aos seus familiares com demência e ensiná-los a gerir o seu próprio bem-estar, sendo conduzido por técnicos especializados de ambas as instituições. Estamos a falar de sessões gratuitas, que visam fornecer suporte prático e emocional aos cuidadores e reduzir a iliteracia na área da demência, através da partilha de experiências e dúvidas entre pares. Ou seja, espera-se que os cuidadores possam ouvir, aprender e aconselhar-se uns aos outros.
Foi por reconhecer que existem fragilidades no apoio e acompanhamento das pessoas com demência e seus cuidadores na comunidade, que o Espaço ComVida do Centro Social Polivalente do Bairro das Furnas convidou o Instituto São João de Deus para formar uma parceria. “Juntos, delineámos um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida desta população e entre elas destaca-se o ciclo de sessões de partilha para cuidadores formais e informais, que visa fortalecer a segurança e a competência dos cuidadores, permitindo-lhes prestar melhores cuidados aos seus familiares”, explicou Ana Nascimento, diretora daquela unidade da Santa Casa. “Portugal está entre os quatro países da OCDE com maior prevalência de demência, o que sublinha a necessidade crescente de respostas específicas para apoiar tanto as pessoas com demência, como os seus cuidadores. Capacitar as equipas de cuidados como agentes de mudança é essencial para enfrentar este desafio crescente”, reforçou.
Estas sessões de partilha para cuidadores informais continuam até março do próximo ano e Ana Nascimento não tem dúvidas quanto à sua pertinência: “Esta iniciativa representa um passo importante na valorização e capacitação dos cuidadores, essenciais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência em Portugal”.
O Espaço ComVida é um projeto-piloto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) direcionado a pessoas com demência, que tem como foco manter as suas competências cognitivas e promover a sua autonomia através de atividades que promovam a sua interação social e o contacto contínuo com a comunidade. Ana Nascimento salientou que “a prestação de cuidados especializados é a base deste projeto, que utiliza uma abordagem centrada na pessoa com demência, reconhecendo e envolvendo todas as áreas de vida dos indivíduos, empregando metodologias não farmacológicas para garantir flexibilidade e fazendo ajustamentos às necessidades e preferências de cada pessoa e cuidador/família”.