Especialistas apresentam plano hospitalar a pensar nos mais velhos

A Santa Casa acolheu, no passado sábado, Dia Internacional do Idoso, o lançamento do livro “Plano Hospitalar para Idosos”. A obra funciona como um guia simples e prático de suporte aos profissionais de saúde que, diariamente, cuidam de doentes idosos.

O trabalho de investigação apresentado no dia 1 de outubro, a propósito do Dia Internacional do Idoso, na Sala de Extrações da Santa Casa, pretende ser um guia para todos os profissionais que lidam diariamente com idosos (como médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas entre outras classes profissionais) e, simultaneamente, funcionar como um plano de alerta para a importância de adaptar os hospitais adequadamente a esta população, tendo em conta o aumento da esperança média de vida.

Reforçando a importância da formação em geriatria, esta obra reúne ferramentas para a abordagem do cuidado às pessoas mais velhas, quer internado, quer residente noutras instituições, como na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e nas Estruturas Residenciais para Idosos.

No livro é também identificado o papel dos vários profissionais de saúde no trabalho em equipa multidisciplinar, que inclui também a família, os cuidadores informais e os voluntários, na abordagem dos múltiplos fatores de risco.

São, ainda, apresentados vários protocolos práticos de atuação, destacando a articulação com os cuidados de saúde primários e sugerindo medidas de organização do meio e da arquitetura hospitalar, com vista à prestação de cuidados otimizados e com qualidade.

 

  • Idosos
  • Livro