logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

ESSAlcoitão inaugura Clínica Pedagógica no CRID Cascais

ESSAlcoitão inaugura Clínica Pedagógica no CRID Cascais

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), em parceria com o Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID) de Cascais e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, desenvolveu o projeto “Educar, habilitar e Integrar”, que inclui a criação da Clínica Pedagógica daquela instituição de ensino superior.

Saúde, Educação e Formação

A ESSAlcoitão inaugurou a sua Clínica Pedagógica esta terça-feira, 1 de abril, nas instalações do CRID Cascais. A sessão, que também coincidiu com a abertura da nova Unidade de Fisioterapia do CRID, após as obras de requalificação do espaço, contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Provedor da Santa Casa, Paulo Sousa, e o administrador com o pelouro da Saúde, André Brandão de Almeida. Na cerimónia estiveram também presentes a Presidente do CRID Cascais, Maria de Lurdes Vieira, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, António Fernandes Lopes, a diretora do Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão, Ana Isabel Vieira, e ainda vários representantes de organizações e instituições do Concelho de Cascais.

A Clínica Pedagógica agora inaugurada pretende ser um espaço de caráter cientifico-pedagógico, com o objetivo de promover a investigação aplicada, de produção e divulgação de conhecimento científico relevante e contribuir para o bem-estar de populações em situação de maior vulnerabilidade, incluindo idosos com doenças crónicas e pessoas com deficiência profunda.

Assente numa perspetiva de trabalho colaborativo, entre a Santa Casa, a autarquia de Cascais e o CRID, a clínica terá uma componente de trabalho prático onde os estudantes da ESSAlcoitão podem desenvolver as suas competências clínicas em contextos reais junto de profissionais qualificados. 

Para o Provedor da Santa Casa, a Clínica Pedagógica “é um importante instrumento estratégico de inovação social, de posicionamento institucional da ESSAlcoitão e de atração de novos públicos”, reiterando que este espaço reconhece “a qualidade do ensino da escola, uma vez que as Clínicas Pedagógicas permitem uma formação mais completa, integrada e contextualizada, enquanto devolvem valor à comunidade”.

Paulo Sousa, com um discurso voltado para a comunidade e para a importância da colaboração entre instituições, enalteceu “a conjugação de vontades destas três entidades”, identificado o trabalho conjunto: “O CRID cede as suas instalações, a ESSAlcoitão dá o conhecimento para ajudar a qualificar os serviços de Fisioterapia do CRID e a Câmara Municipal de Cascais apoia do ponto de vista financeiro a qualificação dos espaços do CRID e a aquisição de equipamentos para a Unidade de Fisioterapia”. 

Com este esforço concertado, reforçou o Provedor da Santa Casa, “foi possível desenvolver este importante projeto, que orgulha a instituição, mas também que contribui para o bem-estar da comunidade”.

Já no final da sua intervenção, Paulo Sousa destacou a qualidade do ensino da ESSAlcoitão que “continua a liderar, a formar com qualidade, mantendo-se como referência nacional e internacional no ensino da fisioterapia”.

Por seu lado, Carlos Carreiras elogiou a qualidade desta resposta, sublinhando a importância do apoio dado pela autarquia para a sua concretização. “Uma resposta que associa a saúde e a área social, que tem como fator inovador estarmos associados à Escola de Alcoitão, com um centro de pedagogia, associando o saber ao fazer, um ecossistema de saúde, com uma resposta prática e uma evidencia científica”.

Esta nova Clínica Pedagógica da ESSA pretende ser uma mais-valia para a comunidade de Cascais, consolidando-se como um ponto de referência na área da reabilitação e inclusão social. A ESSAlcoitão reforça, assim, o seu papel fundamental na formação de profissionais qualificados e no apoio a pessoas com deficiência, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas