logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

ESSAlcoitão integra consórcio para criar Centro de Excelência de Inovação Pedagógica

ESSAlcoitão integra consórcio para criar Centro de Excelência de Inovação Pedagógica

Equipamento da Santa Casa é uma das 25 instituições privadas de ensino superior que vão lançar este mês o Projeto Pedagogia XXI.

Educação e Formação

A Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSAlcoitão) é uma das 25 instituições privadas de ensino superior que vão lançar este mês o Projeto Pedagogia XXI, cujo objetivo assenta na promoção da inovação e da excelência no Ensino Superior através da criação de um Centro de Excelência de Inovação Pedagógica.

O Pedagogia XXI insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital e conta com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). O projeto resulta da criação de um consórcio inovador, que reúne 25 instituições privadas de Ensino Superior de norte a sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. O consórcio partilha a visão estratégica relacionada com a relevância da criação de uma comunidade de aprendizagem focada na inovação pedagógica, no diálogo, partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. O objetivo último do Projeto Pedagogia XXI consubstancia-se na criação de um Centro de Excelência e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, que apoie o desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições e fomente a criação de espaços de aprendizagem interativos, colaborativos e flexíveis, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Para a professora Ana Isabel Vieira, diretora do Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão e responsável pela participação da ESSA na participação no consórcio, “o Projeto Pedagogia XXI permitirá a esta Escola Superior alcançar vários objetivos: Desenvolvimento Profissional dos Docentes da ESSAlcoitão; Inovação e Modernização Pedagógica; Melhoria de Recursos e de Infraestruturas; Apoio à Investigação e Inovação; Melhoria do Sucesso Académico e Bem-estar dos Estudantes; Melhoria de Sinergias e de Colaboração Interinstitucional; Obtenção de Financiamento e Promoção da Sustentabilidade e Aumento do Reconhecimento da ESSAlcoitão”.

Os Centros de Excelência de Inovação Pedagógica são unidades especializadas criadas para promover a modernização e inovação no ensino superior e têm como principal objetivo a capacitação contínua dos docentes, focando-se no desenvolvimento de competências pedagógicas e digitais. Utilizam metodologias ativas de ensino para garantir a melhoria da qualidade da educação e o sucesso dos estudantes. Além disso, são equipados com tecnologia avançada para criar ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos, como salas de aula flexíveis e laboratórios de simulação. Incentivam também a investigação e a inovação pedagógica, promovendo a criação e a partilha de boas práticas entre as instituições de ensino superior. A sua implementação visa assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável e as agendas digitais europeias.

Logótipos do projeto e do financiamento do Pedagogia XXI

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas