Estão abertas as candidaturas para os Prémios “Nunes Corrêa Verdades de Faria”

O prazo termina a 15 de março de 2021.

Criados em 1987, cumprem a vontade expressa em testamento por Enrique Mantero Belard. Desde então e anualmente, são entregues a pessoas de qualquer nacionalidade que, em Portugal, tenham contribuído, pelo seu esforço, trabalho ou estudos, nos três âmbitos definidos pelo benemérito: cuidado e carinho dispensados aos idosos desprotegidos; progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas; progresso no tratamento das doenças do coração.

Nascido em 1903, Mantero Belard tinha uma vincada personalidade e um especial talento para o comércio e finanças. Foi casado com D. Gertrudes Eduarda Verdades de Faria, senhora de temperamento afetuoso, generoso e sensível, particularmente atenta aos artistas, idosos e desprotegidos.

Por altura do seu falecimento, em 1974, Enrique Mantero Belard deixou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa uma parte significativa dos seus bens, com a obrigação, nomeadamente, de atribuir três prémios pecuniários anuais distintos, destinados a galardoar os indivíduos de qualquer nacionalidade que, em Portugal, mais tenham contribuído pelo seu esforço, trabalho ou estudos. O valor de cada prémio é de  12.500,00 (doze mil e quinhentos euros).

Respeitando a derradeira vontade do seu benfeitor, a Misericórdia de Lisboa instituiu os Prémios Nunes Corrêa Verdades de Faria, para cada uma das seguintes áreas:

A) Cuidado e carinho dispensado aos idosos desprotegidos;

B) Progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas;

C) Progresso no tratamento das doenças do coração;

As candidaturas são apreciadas por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito no âmbito da segurança social e da saúde, presidido pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O prazo para apresentação das candidaturas termina a 15 de março de 2021.

Consulte aqui o Regulamento dos Prémios. Os processos de candidatura podem ser enviados, preferencialmente, através de correio eletrónico para o endereço secretaria-geral@scml.pt, entregues presencialmente na sede da SCML, no Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa ou, para a mesma morada, através de correio registado com aviso de receção.

  • Beneméritos
  • Enrique Mantero Belard
  • Prémios “Nunes Corrêa Verdades de Faria”