Foram vários os equipamentos da Santa Casa que contribuíram para a Exposição de Presépios que foi inaugurada esta terça-feira, dia 9 de dezembro, no Espaço Santa Casa, desde Centros de Dia e ERPIs, passando por Creches, Equipamentos para Pessoas com Deficiência, Casas de Acolhimento e Centros Comunitários. Mas não só. Houve ainda a participação de organizações externas, como Escolas Básicas, Juntas de Freguesia e Universidades Sénior.
Na cerimónia, que contou com a presença de utentes, técnicos dos equipamentos envolvidos e Rita Prates, vice-provedora da Santa Casa, estava também João Alves, utente do Centro de Desenvolvimento Comunitário da Charneca, atualmente em recuperação na Residência Raquel Ribeiro, e um dos autores de um dos presépios.
João Alves não esconde o orgulho na sua participação nas atividades da instituição. “Gosto de participar, pois posso estar ativo e contribuir com a minha imaginação e ideias. Muitas das minhas sugestões são aceites e eu gosto muito disso”, partilhou. Com décadas de experiência como marceneiro, João destacou ainda a sua paixão por trabalhos manuais, como pintura e madeira, onde dá asas à criatividade: “Enquanto faço estes trabalhos estou sempre entretido. Contribuo com ideias, sugiro alterações e adoro ver o meu trabalho exposto, bonito e apreciado por todos.” Entusiasmado, garante: “Para o ano, volto a participar, ou num lado ou no outro!”
Luna Marques, diretora da Unidade de Animação Socioeducativa (UASE), realçou o valor cultural e social da iniciativa: “A importância desta exposição reside na participação dos utentes, contribuindo para a preservação de uma tradição e sustentação do nosso património cultural.” Destacou ainda o detalhe e simbolismo das peças: “Os trabalhos são todos diferentes, com muito pormenor, simbolismo e até alguma crítica social. Estão todos de parabéns.”
Mais do que assinalar a quadra natalícia, a Exposição de Presépios visa fomentar a criatividade e divulgar as atividades desenvolvidas pelos participantes. A iniciativa assume um papel crucial na preservação de uma tradição profundamente enraizada na cultura portuguesa que, em alguns contextos, tem vindo a perder força. Ao promover a transmissão de conhecimentos e vivências entre gerações, a exposição não só mantém viva a memória dos presépios, mas também celebra a identidade e os valores coletivos. Assim, contribui para reavivar lembranças de tempos passados e reforçar a ligação ao património cultural.
Visite o Espaço Santa Casa (Campo de Santa Clara nº160) e deixe-se encantar pela criatividade e simbolismo de uma tradição que atravessa gerações!