A magia do Natal já chegou ao Espaço Santa Casa, com a inauguração da tradicional exposição de presépios. Até 6 de janeiro, a mostra aguarda a visita de todos os visitantes.
Madeira, gesso, tecido e mil e um materiais foram utilizados na concepção dos 37 presépios que, desde sexta-feira à tarde, estão em exibição no número 160 do Campo de Santa Clara, morada onde está sediado o Espaço Santa Casa. É neste local que estão expostas as obras que, em alguns casos, demoraram mais de um mês a passarem da imaginação para a realidade.
Mas não se julgue que apenas os utentes de mais idade participaram na criação dos presépios. Crianças e jovens da Misericórdia de Lisboa colocaram também mãos à obra e conceberam aquele que é um dos principais símbolos do Natal, contribuindo para mais uma edição da Exposição de Presépios da Santa Casa, iniciativa que representa já uma tradição.
Mais do que assinalar a quadra natalícia, a Exposição de Presépios pretende fomentar a criatividade e divulgar as atividades desenvolvidas pelos participantes. A iniciativa assume um papel determinante na preservação de uma tradição profundamente enraizada na cultura portuguesa.
Na mostra participaram 31 equipamentos da Santa Casa, assim como entidades externas à instituição, como o Centro Social e Paroquial da Ajuda, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa (APPDA), o Centro de Dia da Junta de Freguesia dos Olivais, o Centro de Convívio do Paço do Lumiar, o Centro Social e Paroquial de Alcântara e na Associação Coração Amarelo (delegação de Lisboa).
Patente até ao próximo dia 6 de janeiro, a Exposição de Presépios está de portas abertas a todos os que a queiram visitar, utentes e trabalhadores. Depois, as obras artísticas dos utentes retornarão aos equipamentos.