O projeto “Envelhecer Está na Moda” teve uma nova edição este ano, com o Centro de Dia de Santo Eugénio a ser palco de um desfile de utentes, que posteriormente resultou numa exposição de fotografias desse momento, patente até ao dia 31 de outubro naquele equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Uma vez mais, este projeto, que envolveu 17 utentes e teve o apoio da Unidade de Animação Socioeducativa, teve como objetivo valorizar a autoestima e o bem-estar das pessoas mais velhas, nascendo precisamente da celebração do envelhecimento, como um processo de transformação e beleza contínua.
Contrariando estereótipos relacionados com o envelhecimento, estes utentes não se coibiram de expressar a sua alegria pela participação no “Envelhecer Está na Moda”, que envolveu a sua caracterização, com maquilhagem e penteados novos, numa prática, por vezes, até mesmo terapêutica.
A exposição das fotografias, obtidas pela lente do fotógrafo João Oliveira, da Direção de Comunicação da Santa Casa, destaca essa experiência sensorial e emocional que o autocuidado estético proporcionou aos participantes, afirmando a individualidade de cada utente, o seu empoderamento e até a reativação de memórias antigas.
Mas esta exposição traz outros significados associados. Para além de demonstrar que a beleza não se desvanece com o avançar da idade, pretende simultaneamente mostrar detalhes da relação entre utentes e profissionais, numa dimensão humana visível em cada fotografia.