Comissariada pelo jornalista Eduardo Cintra Torres, a mostra “Santo António na Publicidade” que foi inaugurada esta quarta-feira, 23 de outubro, apresenta uma coleção diversificada que inclui cartazes, anúncios de imprensa, rótulos, pagelas, caixas de fósforos, copos, medalhas e outras peças representativas do santo padroeiro (emprestado) de Lisboa.
Entre as várias peças apresentadas, o destaque vai para um conjunto de cartazes datados entre 1930 e 1980, encomendados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a artistas gráficos. É a primeira vez que estes “anúncios” estão expostos em conjunto e que vão desde folhetos de lotarias até rótulos ou caixas de fósforos.
Outra das secções da exposição reflete sobre os peditórios associados a Santo António, reconhecido como casamenteiro, começando pelos pequenos santinhos do século XIX. A mostra também inclui materiais publicitários mais contemporâneos. Além de destacar o impacto cultural do Santo Antônio, a exposição pretende promover uma reflexão sobre a relação entre a imagem sagrada e a figura publicitária do santo.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, até 20 de abril do próximo ano. O preço do bilhete é de 3€, mas os residentes no concelho têm acesso gratuito até às 14 horas.