logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Exposição “Oito relíquias, Oito santos e muitas coisinhas” abre ao público na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque

Exposição “Oito relíquias, Oito santos e muitas coisinhas” abre ao público na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque

A mostra dá a conhecer o projeto reliquiarum desenhado e concebido a partir da coleção de relíquias do Museu.

Cultura

entrada da exposição

A inauguração da exposição decorreu ontem, véspera do Dia Internacional dos Museus, na Igreja de São Roque, numa cerimónia que contou a presença da provedora da Santa Casa, Ana Jorge, da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, além de outros convidados.

Oito relíquias, Oito santos e muitas coisinhas insere-se no projeto reliquiarum, coordenado pelo Professor António Camões Camões Gouveia a partir da coleção de relíquias do Museu de São Roque, uma das mais importantes do género em toda a Europa, e cujo objetivo principal é estudar e compreender o universo das relíquias nas suas múltiplas aceções e abordagens.

Como explicou, na ocasião, Teresa Morna, diretora do Museu de São Roque, trata-se de “um projeto multidisciplinar, que ultrapassa o elemento físico da relíquia e do relicário com o intuito de chegar ao seu conteúdo imaterial de índole social e cultural. É um estudo antropológico e artístico dos relicários e da sua importância ao longo de várias épocas”.

Para a provedora da Misericórdia de Lisboa, esta exposição e este projeto inserem-se naquele que é um dos principais propósitos da instituição: “A Santa Casa, além da sua atuação na área da ação social e na proteção dos mais desfavorecidos, desenvolve a sua atividade também na área da cultura, permitindo que esta chegue a todas as pessoas de uma forma equitativa. Esse é um orgulho da instituição e da sua missão, no papel que desempenha para a preservação da cultura e do património português”. Ana Jorge adiantou que, atualmente, estão a ser desenvolvidas ações impulsionadoras nesta área, “não só relativas ao Museu de São Roque, mas a vários outros aspetos culturais, nomeadamente sobre a cultura portuguesa”, referindo-se à abertura da Casa da Ásia, com a coleção de Francisco Capelo, “que virá ao encontro daquilo que é a presença de Portugal no mundo e na arte asiática”.

Provedora na apresentação da exposição

Também a secretária de Estado da Cultura fez questão de valorizar o “riquíssimo património que a Santa Casa tem vindo a saber reunir, estudar e comunicar há mais de cinco séculos. A sabedoria na conservação, estudo e valorização desse património, que esteia toda a nossa atividade nos museus, está bem patente na Igreja de São Roque”. Isabel Cordeiro enalteceu o projeto reliquiarum, tendo em conta que “nos proporciona, num sentido lato, observar e alcançar a devoção humana na sua praxis devocional. Daí que o estudo das relíquias, na abordagem interdisciplinar que a matéria pode exigir, a sua conservação e restauro enquanto bens de considerável profusão e de enorme fragilidade, mas também a sua divulgação enquanto património que se inscreve simultaneamente no físico e no metafísico, mereçam a maior importância”.

apresentação da exposição

O projeto reliquiarum terá um portal próprio, onde serão disponibilizados os dados adquiridos, com a identificação e tipologia das relíquias, o santo de devoção e suas características, referentes não só às que pertencem à coleção de São Roque, mas também às que integram o acervo de outras misericórdias, dioceses, paróquias, museus municipais e nacionais.

Por ocasião da cerimónia, foi também apresentado o novo site do Museu de São Roque, que estará disponível brevemente numa formatação mais apelativa e acessível a todos, incluindo a pessoas com deficiência. O espaço online pretende vir a disponibilizar todas as peças que integram os acervos museológicos da Santa Casa, que ascendem a mais de cinco mil.

galeria da exposição

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas