Decorreu hoje, dia 3 de julho, a 27.ª Extração Especial da Lotaria Clássica. Esta edição foi alusiva ao 525.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia e decorreu na emblemática Sala de Extrações. O espaço, situado no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, acolheu dezenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de assistir ao evento ao vivo. A sorte ditou os premiados e entre o público, se estiveram caras habituais nestas extrações, também houve espaço para estreias.
Fernanda e Domingues, marido e mulher, nunca tinham assistido a uma extração e aproveitaram esta edição especial para o fazer e conhecer o espaço.
“Foi a primeira vez que vim e gostei, é interessante. Não conhecia”, referiu Fernanda no final do evento, admitindo que “nem tinha jogado” e que veio “só mesmo por curiosidade”.
Domingues teve opinião semelhante: “Até costumo jogar, mas desta vez não calhou”. Sobre a extração, ficou agradado e admitiu regressar em breve à assistência: “Se pudermos, voltamos”.
A Lotaria Clássica é uma das modalidades da Lotaria Nacional. Criada por Carta Régia a 18 de novembro de 1783, e anteriormente designada “Lotaria Nacional Portuguesa”, foi o primeiro jogo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tendo a sua primeira extração sido realizada a 1 de setembro de 1784.
Recorde-se que as extrações da Lotaria Clássica realizam-se todas as segundas-feiras pelas 20 horas nas instalações do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Sala da Sorte, na Avenida da Liberdade, n.º 194, sendo assegurada a sua transmissão no habitual programa ‘Hora da Sorte’, da RTP 2.
Para assinalar o 525.º aniversário da instituição, o corredor que dá acesso à Sala de Extrações tem exposta uma cronologia que convida a uma viagem pelos principais marcos da longa existência da Santa Casa.