A cerimónia de entrega dos Certificados de Formação do Curso Formação Contínua de Formadores – Formador de Jovens em Risco, realizou-se, esta terça-feira, 19 de fevereiro, no auditório da Aldeia de Santa Isabel. Este curso é o primeiro do género em Portugal.
Em articulação com Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) elaborou o Referencial de Formador de Jovens em Risco com o objetivo de contribuir para o sucesso da formação profissional dirigida a estes jovens.
O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, elogiou o trabalho conjunto entre a SCML e o IEFP, lembrando que a atividade educativa e formativa é sempre um desafio.
Já o provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, destacou a parceria estratégica entre a SCML e o IEFP, defendendo mais e melhor qualificação da intervenção das respostas da Misericórdia de Lisboa.
Por seu turno, Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa, recordou que os novos tempos “exigem uma nova adaptação formativa na Aldeia de Santa Isabel”.
Já o presidente do Conselho Diretivo do IEFP, António Valadas da Silva, frisou, igualmente, “a parceria estratégica entre a SCML e o IEFP num domínio tão particular”.
A iniciativa, de caráter inovador em Portugal, procurou responder às exigências de novas competências pedagógicas do formador, reforçando a eficácia do trabalho realizado com jovens em risco de exclusão social e dificuldades de integração no mercado de trabalho.
O projeto formativo desenvolvido na Aldeia de Santa Isabel é um exemplo de excelência na qualificação de jovens em risco, potenciando a sua integração no mercado de trabalho. Por esta razão, constitui, também, um espaço preferencial para a aplicação e avaliação do referencial desenvolvido.
Neste sentido, foram desenvolvidas três ações de formação, abarcando 48 formadores que assim tiveram a oportunidade de desenvolver competências técnicas, pedagógicas e relacionais no contexto de atuação com jovens em risco.
No decorrer dos trabalhos foi apresentado o Projeto de Criação do Referencial de Formação de Formadores – Jovens em Risco.