logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Fundo de Solidariedade com a Cultura reabre candidaturas

Fundo de Solidariedade com a Cultura reabre candidaturas

Nova vaga de candidaturas arranca com valor mínimo de 130 mil euros, mas quantia pode aumentar com donativos do público. 1942 profissionais da cultura já se candidataram ao fundo gerido pela Santa Casa.

Projetos e Fundos

O apoio aos profissionais da cultura vai continuar. As candidaturas ao Fundo de Solidariedade com a Cultura reabrem a 2 de dezembro e prolongam-se até 11 de dezembro. Esta segunda fase arranca com um valor mínimo de 130 mil euros, que pode ser reforçado com donativos do público, e é dedicada apenas à Linha de Apoio Geral. Nesta nova vaga, os profissionais que já se candidataram a qualquer uma das linhas de apoio na primeira fase não podem apresentar uma nova candidatura.

A Linha de Apoio Geral é destinada a todos os artistas, outros profissionais liberais independentes, empresários em nome individual e trabalhadores por conta de outrem em situação de desemprego, por causa não imputável ao trabalhador, após o dia 20 de fevereiro de 2020, que desempenhem funções artísticas, técnicas, técnico-artísticas, de gestão e demais funções de suporte nas seguintes áreas de atividade: artes performativas; artes visuais; bibliotecas e arquivos; cinema e audiovisual; literatura, livro e edição; museus e património; música.

Na primeira fase de candidaturas, que decorreu entre os dias 19 e 30 outubro de 2020, foram submetidos 1942 pedidos de apoio, onde se incluem 1057 artistas, 215 técnicos e 171 estruturas artísticas, entre outros trabalhadores da cultura. Até à data, esta causa já recebeu vários contributos, que se materializaram em donativos recebidos de pessoas e entidades e em apoios por parte dos órgãos de comunicação social.

A angariação de donativos tornou possível a reabertura das candidaturas, desta vez dirigida exclusivamente à Linha de Apoio Geral. Para que possa manter a sua atividade e chegar a um maior número de profissionais, o Fundo de Solidariedade com a Cultura continua a aceitar donativos, de forma a poder aumentar a verba disponível para a atribuição de apoios.

O Fundo de Solidariedade com a Cultura é uma iniciativa conjunta da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), da Audiogest e da Gedipe. Lançado em abril deste ano, pretende apoiar financeiramente os profissionais da cultura, cuja subsistência possa estar em causa, devido à paralisação do setor provocada pela Covid-19. A GDA e a Audiogest contribuíram com 500 mil euros cada para o fundo. A Gedipe com 200 mil euros e a Santa Casa com 150 mil euros, ficando ainda a Misericórdia de Lisboa encarregue da gestão do Fundo.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas