logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Fundo Rainha D. Leonor apoia restauro da Igreja da Misericórdia de Tentúgal

Fundo Rainha D. Leonor apoia restauro da Igreja da Misericórdia de Tentúgal

Intervenção permitiu recuperar todo o esplendor da igreja, construída em 1583, e salvar retábulo de Tomé Velho da Lamarosa, em risco de ruína.

Projetos e Fundos

Em dia de aniversário pelos seus 442 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Tentúgal inaugurou, esta quinta-feira, 6 de março, a sua Igreja, após obras de restauro e conservação, uma intervenção que foi apoiada pelo Fundo Rainha D. Leonor (FRDL) no valor de 233.482,69 €. Devido ao elevado estado de degradação em que se encontrava a Igreja da Misericórdia, a Santa Casa de Tentúgal avançou com uma candidatura ao FRDL, que, após verificação dos trabalhos a realizar, iniciou a intervenção.

A cerimónia que foi presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, contou com a participação da Provedora da Misericórdia local, Lurdes Santiago, a Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ângela Guerra, o Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, e o Presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão. Contou ainda com a presença de vários representantes de outras Misericórdias do distrito de Coimbra e instituições locais.

Satisfeita com a concretização deste projeto, a Administradora da Misericórdia de Lisboa, Ângela Guerra, referiu na sua intervenção que a instituição que representa “está sempre disposta a ajudar as suas congéneres”, referindo que o FRDL é dos projetos da instituição que melhor incorporam “os valores que estão na génese da criação das Misericórdias nacionais, da solidariedade, apoio e respeito pelo legado secular de cada uma das instituições”.

Ângela Guerra afirmou ainda que o Fundo Rainha D. Leonor “é para continuar”, salientando que a Santa Casa de Lisboa, juntamente com a União das Misericórdias Portuguesas, terminou na passada sexta-feira, 28 de fevereiro mais um concurso ao FRDL, que terá a dotação de um milhão de euros para projetos que apostem na recuperação do património histórico das Misericórdias. 

Já no final do seu discurso a responsável deixou uma mensagem de apreço a todas as Misericórdias que “todos os dias fazem muito, com pouco”, reforçando a ideia de que “sem o trabalho diário das Misericórdias locais, milhares de pessoas estariam totalmente desprotegidas”.

Depois de todas as intervenções, foi descerrada uma placa comemorativa alusiva a esta inauguração e ao apoio do FRDL, seguida de uma visita a todo o espaço intervencionado.

De referir que para além dos trabalhos de recuperação dos espaços emblemáticos da igreja, destaca-se o retábulo quinhentista, em pedra de Ançã, considerado como um dos maiores da Península Ibérica, e que apresentava já vários sinais de degradação, e a reabilitação do órgão e baldaquio.

Paralelamente, foi também recuperada a Sacristia e a Tribuna dos Mesários, onde está representada uma imagem de Cristo na Via Sacra. Também a grande Sala do Despacho, no primeiro piso, e os anexos, foram inteiramente reabilitados tendo sido eliminados elementos espúrios e pavimentos recentes e desiguais. A Misericórdia aproveitou para recuperar o R/C da Sala do Despacho, que dá para a rua e para este pátio, potenciando o uso social destes equipamentos.

O FRDL nasceu de um acordo histórico entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) para dar apoio a causas sociais prioritárias das Misericórdias de todo o País. Desde 2015, apoiou 142 projetos nas áreas dos equipamentos sociais e da recuperação do património num investimento superior a 23 milhões de euros.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas