No próximo dia 3 de dezembro, terça-feira, pelas 18h, a Igreja de São Roque abre as suas portas para uma celebração em honra de São Francisco Xavier, cujo ofertório terá um destino especial: apoiar a I Help Foundation Goa, uma organização orientada para os jovens, empenhada em ajudar os mais desfavorecidos e em promover comunidades autossuficientes em Goa.
A cerimónia será conduzida pelo reitor da Igreja de São Roque, Padre António Júlio Trigueiros, SJ, e contará com a participação do grupo EKVAT da Casa de Goa, que dará vida aos cânticos litúrgicos.
Espera-se a presença de Teresa Mendia de Castro, benemérita da Relíquia de São Francisco Xavier, representantes da Família Nova Goa, membros da administração e dirigentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Antes da missa, os fiéis poderão ainda venerar a Relíquia de São Francisco Xavier, uma peça única de ourivesaria goesa do final do século XVII, que desde que foi doada ao Museu de São Roque, em 2009, se tornou – graças ao seu valor artístico, histórico e espiritual – num dos ex-libris do museu.
Junte-se a esta celebração, onde tradição, música e solidariedade se encontram, e participe num momento que celebra a fé e o compromisso com o próximo!
Quem foi São Francisco de Xavier?
São Francisco Xavier foi um santo de devoção católica, sobretudo em Portugal, cujas províncias ultramarinas na Ásia ficaram marcadas pela sua intensa ação missionária. Durante os seus 46 anos de vida, 11 foram em missão, razão pela qual São Francisco Xavier pode ser considerado um verdadeiro “gigante da evangelização”.
Nascido em 1506, em Navarra (no norte da Espanha), Francisco Xavier era oriundo de uma família nobre. Foi no Colégio de Santa Bárbara, onde estudava, que conheceu Pedro Fabro e Inácio de Loyola, com os quais se formou em Teologia.
Em abril de 1541, o futuro Santo partiu para as Índias a pedido do Papa Paulo III, que queria a evangelização daquelas terras conquistadas pelos portugueses. Desde então, a sua missão foi dedicada aos doentes, aos prisioneiros, aos escravos e às crianças abandonadas.
Beatificado por Paulo V, em 1619, e canonizado por Gregório XV, em 1622, São Francisco Xavier foi proclamado Padroeiro do Oriente no século XVIII.