logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa reforça rede nacional de creches gratuitas com mais 92 vagas

Santa Casa reforça rede nacional de creches gratuitas com mais 92 vagas

No total, a instituição já disponibilizou 469 vagas para o programa “Creche Feliz”, que permite que crianças que tenham nascido partir de 1 de setembro de 2021 possam frequentar, sem custos, as creches da rede solidária.

Ação social

Creche

Depois da inauguração na passada semana, 12 de setembro, da nova creche do Casal do Pinto, no Beato, foi a vez da freguesia de São Domingos de Benfica receber um novo espaço dedicado à primeira infância, com capacidade para 20 crianças em berçário, 32 em sala de um ano e 40 vagas para crianças em sala de 2 anos.

O novo espaço dedicado à primeira infância surge através de um protocolo celebrado entre a autarquia da cidade e a instituição. O equipamento criado de raiz numa das maiores freguesias de Lisboa vai possibilitar que 92 crianças, entre os cinco meses e os três anos, possam usufruir daquele espaço e de todas as condições pedagógicas e de comodidade nos seus primeiros anos de vida.

A cerimónia de inauguração contou com as presenças de Ana Jorge, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e de José da Câmara, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

“A Santa Casa tem um trabalho imenso, ao longo de muitos anos, na área social, principalmente dirigido às populações mais vulneráveis e, agora que começámos a alargar as nossas respostas em creches, é um apoio que poderá ser muito significativo na evolução e no desenvolvimento da sociedade e no apoio às famílias”, começou por dizer a provedora na sua intervenção, frisando que “o trabalho de uma creche não acabe no apoio às crianças. É também aquilo que podemos fazer e desenvolver na área da intervenção com os mais pequenos, reforçando laços familiares e aprofundar a relação entre as famílias e a sociedade”.

Ana Jorge referiu, ainda, que a união entre a CML e a instituição que lidera é fundamental para contribuir para uma cidade “mais inclusa e mais desenvolvida”, sublinhando que “a Santa Casa sempre desenvolveu o seu trabalho diário, nas suas várias vertentes, para combater desigualdades e apoiar todos sem exceção”.

Opinião partilhada por Ana Mendes Godinho, que reforçou a importância de as “instituições trabalharem em conjunto em problemas comuns”. “Este é um dia que reforça muito bem o compromisso que é a “Creche Feliz”, um dos maiores investimentos sociais para o nosso país, mas é também o dia de um compromisso entre entidades públicas, entre organizações que se dedicam a trabalhar em conjunto para construir respostas adequadas para as famílias lisboetas, quebrando muitas das vezes alguns muros preconceituosos que existem na nossa sociedade”, comentou a ministra.
 
Ana Mendes Godinho adiantou também que “apoiar as nossas crianças é também o nosso futuro”, fazendo referência a alguns dados, que demonstram que na Europa, cerca de 20% das crianças estão em risco de pobreza ou exclusão social. Para a ministra, estes números representam “um falhanço coletivo”, apontando, ainda, que no futuro “é necessário que outras entidades como a Santa Casa e a CML sigam este exemplo de trabalhar em conjunto, de maneira a não hipotecar o futuro de todos nós”.
 
Já Carlos Moedas reiterou que a CML tem investido “de uma maneira única na área social”, frisando que se Lisboa pretende ser uma “capital moderna, deve ser primeiro uma cidade social”. “A Santa Casa foi e é um parceiro fundamental na implementação de várias medidas e projetos na área social, seja na área dos cuidados de saúde à população mais envelhecida na cidade, mas também no apoio às nossas crianças, na gestão das creches feitas por nós”, concluiu o autarca.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas