Realizou-se ontem, 23 de março, em Miranda do Douro, a inauguração da reabilitação da Igreja da Misericórdia, um edifício do sex. XVI, localizado no centro histórico da cidade raiana. A cerimónia contou com a presença do Bispo da Diocese de Bragança – Miranda do Douro, D. Nuno dos Santos Almeida, da Administradora da Santa Casa, Ângela Guerra, da Presidente do Município de Miranda do Douro, Helena Barril, do Provedor da Misericórdia local, Manuel Rodrigo Matias, e ainda vários representantes de organizações e instituições do concelho.
Após 20 anos sem obras de restauro ou reabilitação, a igreja, construída em 1578, exibia algumas patologias e riscos de segurança evidentes. Graças ao apoio do FRDL foi possível recuperar a cobertura e paredes exteriores, devolvendo aos mirandenses e inúmeros turistas que a visitam, a oportunidade de a visitar nas melhores condições.
A igreja é igualmente palco para as cerimónias das grandes datas da SCM de Miranda do Douro, como a investidura dos Irmãos, a procissão da Bênção dos Ramos e a Missa dos Cravos. É um ponto de apoio ativo e permanente para a população do concelho.
Como igreja da Misericórdia local, evoca a ligação de proximidade e de serviço aos mais desfavorecidos. Estando próximo da fronteira com Espanha, representa também uma afirmação de valores históricos, arquitetónicos e religiosos portugueses.
Desde 2015 que o FRDL ajuda as Misericórdias portuguesas em causas sociais prioritárias e inovadoras, contribuindo para a coesão social e territorial do país.
Dirige-se também à recuperação do património histórico das Misericórdias, tantas vezes relegado para segundo plano, dada a urgência das causas sociais.
O FRDL já apoiou 142 instituições, de norte a sul do país, num valor superior a 23 milhões de euros.