logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Inaugurada obra de requalificação do antigo hospital da Misericórdia de Penamacor

Inaugurada obra de requalificação do antigo hospital da Misericórdia de Penamacor

O Fundo Rainha Dona Leonor atribuiu a maior contribuição possível para esta obra no ex-hospital de Santo António no centro antigo da vila, hoje Espaço Multiusos, que passa agora a disponibilizar várias valências.

Projetos e Fundos

Hospital SCM Penamacor

Na presença da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Ana Mendes Godinho, da provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge, e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, João Cunha, a recuperação do antigo edifício do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor foi inaugurada esta terça-feira, 18 de julho.

A obra, orçada em 1,2 milhões de euros, recebeu o apoio do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), no valor de 300 mil euros, o montante maior passível de ser concedido, facto que João Cunha fez questão de realçar na sua intervenção:

“É para nós um privilégio estar num ato de inauguração oficial da requalificação da obra do edifício do ex-hospital de Santo António, hoje Edifício Multiusos. Uma primeira palavra para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, em boa hora, resolveu instituir o FRDL. Foram os 300 mil euros que este Fundo nos atribuiu que possibilitaram encarar este desafio e perceber que a obra, inacabada há uma dúzia de anos, podia tornar-se realidade”.

O Espaço Multiusos, como agora se chama, e que foi inaugurado “já com vida dentro”, como disse Ana Mendes Godinho, passou a albergar as valências de Atelier de Tempos Livres – que conta já com 18 crianças –, Centro de Dia, Apoio Domiciliário (com 56 utentes já) e as atividades do Jardim Infantil (não instalado no espaço), promovendo, diariamente, a intergeracionalidade. Dispõe ainda de espaços interiores e exteriores para convívio e de um auditório para representações, assembleias da Irmandade e outras atividades.

O hospital da Misericórdia foi construído em 1906 e, até ao final dos anos de 1960, foi o único serviço de saúde do concelho. Agora, é devolvido à população com novas funções.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas