Foram ontem, 17 de julho, inauguradas as obras de reabilitação parcial do Convento dos Cardaes, em Lisboa, onde está sediada a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. A Santa Casa financiou a obra com cerca de 1,4 milhões de euros, ao abrigo do protocolo assinado com a Associação em 2018.
Na cerimónia de inauguração esteve presente Clara Marques Mendes, secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, bem como Ângela Guerra, administradora da Santa Casa com o Departamento de Ação Social e Saúde, que esteve em representação do provedor Paulo Sousa.
A Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, dirigida pela Irmã Ana Maria Vieira, cuja fundação remonta ao Séc. XIX. Acolhe mulheres cegas ou com necessidades especiais e é baseada numa comunidade de Irmãs Dominicanas que cuida, a tempo inteiro de 35 pessoas, com o auxílio de técnicas, auxiliares e voluntárias externas.
As obras agora inauguradas no Convento dos Cardaes tiveram como objetivo salvaguardar um elemento único do património material português e prolongar a função assistencial que se desenvolve neste edifício, bem como preservar a área museológica e o tesouro que lhe pertence e, ainda, assegurar condignamente a prática do culto.
O Convento foi fundado por D. Luísa Távora, em 1681, para as religiosas Carmelitas Descalças, ainda que as obras só tenham terminado em 1703. Obedece à arquitetura do Séc. XVII, com um exterior robusto e austero, mas o seu interior alberga diversos tesouros decorativos. O edifício ocupa uma área total de 5 mil metros quadrados.
O apoio financeiro da Santa Casa neste projeto totalizou 1.405.804,60€ e assentou naquele que é um dos seus fins estatutários: a melhoria do bem-estar geral das pessoas, designadamente dos mais vulneráveis. O protocolo assinado entre as duas entidades estabeleceu ainda que a Misericórdia de Lisboa possa encaminhar utentes para a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, consoante as vagas existentes, bem como, dispor de 16 vagas no Centro de Atividades Ocupacionais.