logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Inauguradas obras de reabilitação do Convento dos Cardaes

Inauguradas obras de reabilitação do Convento dos Cardaes

Santa Casa financiou requalificação do espaço, que alberga a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos e dezenas de utentes cegas ou com necessidades especiais.

Ação social

Foram ontem, 17 de julho, inauguradas as obras de reabilitação parcial do Convento dos Cardaes, em Lisboa, onde está sediada a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. A Santa Casa financiou a obra com cerca de 1,4 milhões de euros, ao abrigo do protocolo assinado com a Associação em 2018.

Na cerimónia de inauguração esteve presente Clara Marques Mendes, secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, bem como Ângela Guerra, administradora da Santa Casa com o Departamento de Ação Social e Saúde, que esteve em representação do provedor Paulo Sousa.

A Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, dirigida pela Irmã Ana Maria Vieira, cuja fundação remonta ao Séc. XIX. Acolhe mulheres cegas ou com necessidades especiais e é baseada numa comunidade de Irmãs Dominicanas que cuida, a tempo inteiro de 35 pessoas, com o auxílio de técnicas, auxiliares e voluntárias externas.

As obras agora inauguradas no Convento dos Cardaes tiveram como objetivo salvaguardar um elemento único do património material português e prolongar a função assistencial que se desenvolve neste edifício, bem como preservar a área museológica e o tesouro que lhe pertence e, ainda, assegurar condignamente a prática do culto.

O Convento foi fundado por D. Luísa Távora, em 1681, para as religiosas Carmelitas Descalças, ainda que as obras só tenham terminado em 1703. Obedece à arquitetura do Séc. XVII, com um exterior robusto e austero, mas o seu interior alberga diversos tesouros decorativos. O edifício ocupa uma área total de 5 mil metros quadrados.

O apoio financeiro da Santa Casa neste projeto totalizou 1.405.804,60€ e assentou naquele que é um dos seus fins estatutários: a melhoria do bem-estar geral das pessoas, designadamente dos mais vulneráveis. O protocolo assinado entre as duas entidades estabeleceu ainda que a Misericórdia de Lisboa possa encaminhar utentes para a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, consoante as vagas existentes, bem como, dispor de 16 vagas no Centro de Atividades Ocupacionais. 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas