O maior festival de fado do país está de regresso já amanhã e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa volta a marcar presença neste evento através de medidas de acessibilidade e inclusão. Além disso, os Jogos Santa Casa são patrocinadores oficiais deste festival e vão dar nome a dois palcos.
A Santa Casa vai ajudar a que todos, sem exceção, desfrutem de uma experiência positiva no festival, em nome da inclusão. A instituição vai, por isso, assegurar a interpretação em Língua Gestual Portuguesa de todos os concertos do Palco Principal do Caixa Alfama, assim como definir uma zona reservada neste palco para pessoas surdas e com deficiência.
A Misericórdia de Lisboa garante igualmente bilhetes gratuitos para acompanhantes de pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, proporcionando também cinco palcos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada: Palco Caixa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa); Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa); Palco Amália (Auditório Abreu Advogados); Museu do Fado e Palco Santa Maria Maior (no Largo do Chafariz de Dentro).
Mas o papel da Santa Casa no evento não fica por aqui. No segundo dos dois dias do festival, a Marcha Santa Casa vai voltar a apresentar-se ao público. Esta será uma oportunidade de ver uma marcha popular mesmo fora de época, caracterizada por integrar membros especiais, nomeadamente colaboradores e utentes da Misericórdia de Lisboa. Assim, a Marcha Santa Casa vai desfilar no sábado entre o Palco Lotaria e o Largo Chafariz de Dentro (Museu do Fado), espalhando cor e alegria pelas ruas de Alfama.
Refira-se ainda que os Jogos Santa Casa, como patrocinadores oficiais do evento, vão dar nome a dois palcos: Palco Lotaria, situado no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, que homenageia o mais antigo jogo da Misericórdia de Lisboa, e o Palco Jogos Santa Casa – Espaço Boa União, que vai acolher novos talentos da música nacional vindos das escolas de fado.
Saiba tudo sobre o festival no site oficial.