logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Inovação Social: projetos que ajudam a comunidade

Inovação Social: projetos que ajudam a comunidade

São muitos os projetos de inovação social que fazem a diferença na vida de cada vez mais pessoas em Portugal. Esta terça-feira, 26 de julho, a Casa do Impacto acolheu a apresentação de alguns destes projetos, numa iniciativa da Portugal Inovação Social.

Empreendedorismo Social

As portas da Casa do Impacto, o espaço dedicado ao empreendedorismo e inovação social da Santa Casa, no Convento de São Pedro de Alcântara, abriram-se para o evento da Portugal Inovação Social. O encontro reuniu autarcas/representantes de 18 municípios, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS) na Área Metropolitana de Lisboa.

O momento constituiu uma oportunidade para conhecer projetos de inovação social e, ao mesmo tempo, de inspiração para o futuro, com a apresentação de novas soluções para velhos problemas.

Na sua intervenção, Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, agradeceu a escolha da Casa do Impacto para a realização deste encontro e defendeu a ideia que “temos que ser capazes” de fazer uma combinação virtuosa entre a inovação nas soluções apresentadas e, simultaneamente, de criar impacto na vida das pessoas. “Creio que este encontro, além de ser muito inspirador, representa o compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na promoção da inovação social, no apoio aos empreendedores, a estes projetos e a outros que surjam”.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, considerou que “a área da inovação social é cada vez mais importante quando falamos dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.” A ministra salientou que “esta sessão é também um prestar de contas, porque quando nós usamos verbas públicas para apoiar projetos, temos a obrigação de prestar contas. Mas hoje é um momento para nos inspirarmos pelos exemplos que vamos ouvir, pelo trabalho desenvolvido e por darem respostas diferentes a velhos problemas”.

Por outro lado, Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, começou por enaltecer a relação entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa/Casa do Impacto com a Portugal Inovação Social, lembrando a parceria existente desde o nascimento da Casa do Impacto. Dirigindo-se à planteia, Filipe Almeida frisou que este é um momento para “espreitar um pouco da inovação social que se está a experimentar na Área Metropolitana de Lisboa. Vamos ter a oportunidade de conhecer dez projetos, muito diferentes, pela voz dos próprios empreendedores, destinados a vários públicos”. Antes de terminar, o responsável da Portugal Inovação Social elogiou os empreendedores, a quem chamou de “feiticeiros do bem”, pelo trabalho desenvolvido na “construção peça a peça de um país melhor e com uma visão de futuro.”

Participaram, ainda, Teresa Almeida, presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Vera Egreja Barracho, representante Regional da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, e Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

Os projetos apresentados

O desfile de inovações sociais contou com Artallis, SPOT Games, Home360, WeGuide, Surf para a Empregabilidade, Bytes4Future, Café Joyeux, 55+, Rés-do-Chão e SPEAK.

De salientar os projetos apoiados e incubados na Casa do Impacto: o SPEAK, a SPOT Games e o 55+.

Portugal Inovação Social 2022

Portugal Inovação Social

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. Mobiliza cerca de 150 milhões de euros do Fundo Social Europeu, no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020. Canaliza esta verba para o mercado através de quatro instrumentos de financiamento destinados a financiar projetos que proponham abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais.

 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas