O site está diferente, mas a missão da página online da Santa Casa mantém-se: aproximar a instituição dos portugueses e comunicar o trabalho desenvolvido há mais de cinco séculos. A renovação do site significa uma experiência de navegação mais simples, intuitiva e eficiente. Foi a pensar em si que melhorámos.
Com um design inovador e adaptado a todas as pessoas, o novo site está agora mais “amigo do utilizador”, possibilitando, por exemplo, uma pesquisa mais rápida de conteúdos. Esta reestruturação permite também uma melhor divulgação do trabalho de todas as áreas de atuação da Santa Casa, simplificando o acesso direto à informação sobre cada uma delas.
O que mudou?
Um novo look, com uma imagem mais clara e atrativa; navegação mais intuitiva e eficaz; mais informação relativa às áreas de atuação; maior destaque das novidades da Santa Casa, sobretudo na homepage (página principal); maior facilidade na pesquisa e descoberta de conteúdos, bem como na partilha de notícias em redes sociais, fruto de uma maior integração com estes canais; integração numa plataforma open source com tecnologia de topo.
A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) acompanhou o processo de desenvolvimento do novo site, de modo a garantir que todas as funcionalidades respondem às necessidades das pessoas com deficiência visual, que utilizam tecnologias de auxílio, designadamente leitores de ecrã.
Todas as mudanças efetuadas seguiram as recomendações da World Wide Web Consortium (W3C), organização de padronização da World Wide Web (WWW). O organismo, formado por centenas de profissionais da tecnologia e pela maior parte das empresas líderes do mercado informático, pretende normalizar as tecnologias envolvidas na web, de forma a garantir o acesso a todos, independentemente do equipamento utilizado, das limitações físicas do utilizador ou da localização geográfica.