A sede da SPOT, em Lisboa, foi o palco escolhido para o lançamento oficial da Campanha “Não Caia Nisso”, que se realizou esta quarta-feira, 18 de abril. Esta iniciativa tem como objetivo alertar e informar a população portuguesa para as causas das quedas nos idosos, os riscos de fratura, a necessidade de cuidados, assim como para a perda de autonomia e da qualidade de vida (uma vez que podem levar à imobilidade total).
Para Carlos Evangelista, médico ortopedista no Hospital de Sant´Ana (que pertence à Santa Casa) e responsável nacional do Programa de Prevenção de Quedas, “investir em geriatria é investir no futuro”. Na sua intervenção, este especialista defende que “é de extrema importância que a mensagem desta campanha seja passada à sociedade, porque bastam pequenos cuidados para fazer a diferença entre cair e não cair. Por exemplo, não ter tapetes em casa evita um sem número de quedas. Por outro lado, andar e passear reforça o tónus muscular e, quanto mais forte este for, menor a probabilidade de quedas.”
Segundo dados revelados pela SPOT, 75% da população portuguesa acima dos 65 anos começa a ter mais probabilidades de cair e o osso mais afetado é o colo do fémur, seguido dos pulsos, costelas e colunas. Além disso, os indicadores revelam que 30% dos idosos já caiu pelo menos uma vez, e 28% das mortes entre pessoas seniores deveram-se a queda.
No evento foi também apresentada a revista com o mesmo nome da Campanha. Com uma tiragem de 400.000, a publicação será distribuída gratuitamente por todo o país, juntamente com alguns jornais e revistas, assim como em centros de saúde, hospitais, lares e postos dos CTT.
No evento de lançamento também estiveram Fernando Fonseca, presidente da SPOT, e Jorge Mineiro, responsável pelas campanhas públicas da SPOT.