logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

“Investir na geriatria é investir no futuro”

“Investir na geriatria é investir no futuro”

Foi lançada oficialmente esta quarta-feira a Campanha “Não Caia Nisso”. A iniciativa, que pretende chamar a atenção da população para os perigos das quedas, junta a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) à Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

Saúde

A sede da SPOT, em Lisboa, foi o palco escolhido para o lançamento oficial da Campanha “Não Caia Nisso”, que se realizou esta quarta-feira, 18 de abril. Esta iniciativa tem como objetivo alertar e informar a população portuguesa para as causas das quedas nos idosos, os riscos de fratura, a necessidade de cuidados, assim como para a perda de autonomia e da qualidade de vida (uma vez que podem levar à imobilidade total).

Para Carlos Evangelista, médico ortopedista no Hospital de Sant´Ana (que pertence à Santa Casa) e responsável nacional do Programa de Prevenção de Quedas, “investir em geriatria é investir no futuro”. Na sua intervenção, este especialista defende que “é de extrema importância que a mensagem desta campanha seja passada à sociedade, porque bastam pequenos cuidados para fazer a diferença entre cair e não cair. Por exemplo, não ter tapetes em casa evita um sem número de quedas. Por outro lado, andar e passear reforça o tónus muscular e, quanto mais forte este for, menor a probabilidade de quedas.”

Segundo dados revelados pela SPOT, 75% da população portuguesa acima dos 65 anos começa a ter mais probabilidades de cair e o osso mais afetado é o colo do fémur, seguido dos pulsos, costelas e colunas. Além disso, os indicadores revelam que 30% dos idosos já caiu pelo menos uma vez, e 28% das mortes entre pessoas seniores deveram-se a queda.

No evento foi também apresentada a revista com o mesmo nome da Campanha. Com uma tiragem de 400.000, a publicação será distribuída gratuitamente por todo o país, juntamente com alguns jornais e revistas, assim como em centros de saúde, hospitais, lares e postos dos CTT.

No evento de lançamento também estiveram Fernando Fonseca, presidente da SPOT, e Jorge Mineiro, responsável pelas campanhas públicas da SPOT.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas