Foi no Salão Nobre dos Paços do Concelho que voltou a decorrer a habitual cerimónia de entrega dos prémios das Marchas Populares, com o presidente da autarquia lisboeta, Carlos Moedas, a justificar a escolha do tema para a edição deste ano como sendo uma homenagem ao Tratado de Lisboa e aos 40 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.
Perante dezenas de pessoas, entre os quais Carlos Coelho e Alfredo Sousa, ambos representantes do Parlamento Europeu, o autarca lisboeta recordou que o país “deve muito à Europa”, classificando-a como “o porto de abrigo” nacional.
A cerimónia contou ainda com outro momento muito aguardado: a entrega dos prémios referentes às Marchas Populares de 2025, nas quais participou a Misericórdia de Lisboa. Além dos prémios a Alcântara e Bairro Alto – os dois bairros que conquistaram em ex-aequo o primeiro lugar -, foram também distribuídos galardões (da autoria do ceramista lisboeta Carlos Manuel Gonçalves) para quem brilhou nas categorias especiais, assim como prémios de participação a todas as marchas que fizeram parte da edição do ano passado. Foi o caso da Santa Casa, com o provedor Paulo Sousa a receber o galardão (uma cantarilha), acompanhado pela diretora da Unidade de Animação Socioeducativa, Luna Marques.
Para 2026 estão já confirmadas as marchas de Benfica, Bica, São Domingos de Benfica, Bela Flor/Campolide, Graça, Bairro Alto e Mouraria, que irão desfilar na Altice Arena a 29 de maio, juntamente com a marcha extraconcurso da Voz do Operário. Já a 30 de maio, segundo dia de exibições, irão desfilar as marchas dos Mercados (extraconcurso), Madragoa, Castelo, São Vicente, Alto do Pina, Olivais, Penha de França e Carnide.
A fechar as apresentações no pavilhão, a 31 de maio, estará a marcha da Santa Casa (extraconcurso), assim como Alfama, Marvila, Ajuda, Alcântara, Boavista e Beato. Na noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, as 20 marchas a concurso, juntamente com as três marchas extraconcurso, irão cumprir a tradição e descer a Avenida da Liberdade, naquela que é considerada a noite mais especial do ano para os lisboetas.
Fotos: Câmara Municipal de Lisboa