logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Santa Casa Challenge

Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Santa Casa Challenge

O júri do concurso de inovação social digital “Santa Casa Challenge”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), anunciou esta terça-feira, 28 de abril, os vencedores da edição deste ano.

Empreendedorismo Social

Em tempos de pandemia, num modelo diferente do habitual, a final do Santa Casa Challenge foi transmitida em direto, através do Facebook da Casa do Impacto e da plataforma Zoom. Em cinco minutos, os dez finalistas apresentaram os seus projetos a um júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Ricardo Lima, head of startups da Web Summit, Carla Pimenta, head of startup engagement da EDP.

“Como podemos promover conhecimento, ações e respostas das comunidades às alterações climáticas?” é o desafio da edição que foi lançada em novembro, durante a presença da Casa do Impacto na Web Summit.

Na 4ª edição do Santa Casa Challenge, os participantes foram desafiados a encontrar e desenvolver soluções inovadoras de base tecnológica e digital, que respondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 – Consumo e Produção Sustentáveis e 13 – Ação Climática.

Os vencedores foram The Equal Food Co. (primeiro lugar), MAG2CLean (segundo lugar) e Genviot (terceiro lugar). O projeto vencedor (The Equal Food Co.) visa combater o desperdício alimentar e fazer com que todos os alimentos sejam valorizados, minimizando o desperdício e gerando valor. Trabalham com produtores e empresas para redirecionar produtos destinados a resíduos para novos mercados, construindo uma cadeia alimentar mais sustentável, sem excedentes e produtos “feios”. Já a MAG2CLean é um nanossistema superparamagnético que pretende fazer o tratamento de efluentes poluídos, e a Genviot é uma solução de rega sustentável Plug&Play.

Os três vencedores recebem Alpha Packs para a Web Summit 2020, sendo que o primeiro e o segundo lugar recebem ainda um pack de incubação gratuita para dois membros da equipa, durante um ano, na Casa do Impacto. Ao primeiro lugar é atribuído, ainda, um prémio de 15 mil euros para investimento no projeto.

Para Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, o objetivo desta edição do Santa Casa Challenge foi alcançado. “No início desta edição tínhamos fortes expectativas de encontrar projetos promissores de inovação ambiental, e o objetivo foi atingido. Os dez finalistas foram candidatos à altura e esperamos que todos continuem a trabalhar para a Década do Clima pelos inúmeros motivos de alarme com que somos diariamente confrontados e pela urgência em salvarmos o planeta”, salientou Inês Sequeira.

“É fundamental trazer inovação para esta causa, por isso é que queremos apoiar e investir nestes projetos vencedores. É essencial dar-lhes uma oportunidade para que estas novas soluções surjam e ganhem escala”, concluiu.

Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas