O júri do concurso de inovação social digital, promovido pela Casa do Impacto, da Misericórdia de Lisboa, anunciou esta sexta-feira, 22 de abril, os vencedores da 7º edição do Santa Casa Challenge. O concurso que voltou ao seu palco original, o Convento de São Pedro de Alcântara, premiou este ano quatro projetos de inovação tecnológica, em vários domínios dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
Nesta edição os participantes foram desafiados a encontrar e desenvolver soluções inovadoras de base tecnológica e digital, em resposta aos ODS 4: Educação de Qualidade; ODS 8: Trabalho Digno e Crescimento Económico e ODS 13: Ação Climática.
O projeto que garantiu o primeiro lugar dos Prémios Santa Casa Challenge 2022 foi o AirCO2. É a primeira ferramenta que permite a empresas e organizações calcular, reduzir e compensar a pegada de carbono em tempo real e de forma automática. A inteligência artificial que utiliza permite calcular onde está concentrada a maior pegada de carbono e registá-la através de um sistema de software que integra a leitura dos dados bancários.
Em segundo lugar, destacou-se o projeto Hephaesnus, uma solução de prevenção e eficiência no combate a incêndios florestais.
Em terceiro lugar, ficaram os projetos GrowIn, um sistema autónomo para produção agrícola em espaços urbanos, com recurso a sensores, inteligência artificial, e ainda alertas para momentos importantes do ciclo de vida da produção e o Beebio, uma ferramenta tecnológica de educação híbrida que visa melhorar a experiência de ensino e aprendizagem nas STEAM (áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e ainda promover a conservação da biodiversidade local..
Os quatro vencedores recebem Alpha Packs para a Web Summit 2022. O primeiro e o segundo lugar recebem ainda um pack de incubação gratuita para dois membros da equipa, durante um ano, na Casa do Impacto. Ao primeiro lugar é, ainda, atribuído um prémio de 15 mil euros para investimento no projeto.
Os finalistas selecionados entre as várias candidaturas nacionais e internacionais a concurso apresentaram os seus projetos a um júri composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Filipa Sacadura, secretária-geral da Lisboa E-nova, João Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, Ricardo Lima, head of startups da Web Summit e Sérgio Ribeiro, fundador do Planetiers World Gathering.
O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.