logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Jogos Santa Casa atribuem 47 bolsas de educação para compensar os esforços dos atletas

Jogos Santa Casa atribuem 47 bolsas de educação para compensar os esforços dos atletas

O Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, que permite a atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos conciliar mais facilmente a atividade académica com a carreira desportiva, comemora este ano o seu 10.º aniversário.

Jogos Santa Casa

A cerimónia de entrega das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, agora designadas por Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, realizou-se esta quarta-feira, 1 de março, na Reitoria da Universidade de Lisboa, e atribuiu 47 bolsas a atletas: 36 olímpicos e 11 paralímpicos e surdolímpicos, de 15 modalidades, num valor total de 135 mil euros.

A edição deste ano, com a assinatura “Juntamos a educação à ambição desportiva”, teve a particularidade de celebrar 10 anos de vida e de ter atribuído bolsas em duas modalidades que são uma novidade no programa, a Equestre e a Breaking, da Federação Portuguesa de Dança Desportiva.

Deste modo, já são 24 as modalidades abrangidas por estas bolsas, cujo objetivo é incentivar os atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos a conciliarem os estudos com o desporto de alto rendimento e, deste modo, evitar o abandono prematuro de ambas as carreiras.

Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na sua intervenção fez questão de salientar que o país “deve ter orgulho nestes jovens” e que as bolsas agora entregues são “um incentivo para poderem continuar a crescer, tanto a nível académico, como desportivo”.

“Deixo o compromisso de que continuaremos em frente. É uma árvore que dá bons frutos e temos de ser capazes de a nutrir. Faço votos de que Paris’2024 seja, mais uma vez, uma jornada de sucesso e de afirmação desportiva”, frisou o provedor.

Irina Rodrigues, atleta olímpica do lançamento do disco, encontra-se no sexto ano do curso de medicina, enquanto prepara um quarto ciclo olímpico, com vista a Paris’2024 e explica a importância deste apoio: “Quando entrei em medicina, ainda era muito difícil dizer aos professores que estava a treinar e a estudar. Diziam-me que tinha de escolher uma das carreiras. Para ter acesso a esta bolsa, temos de manter o foco desportivo e académico, estarmos bem nos dois. Isto é difícil, mas esta bolsa motiva-nos, sobretudo do ponto de vista financeiro”.

Já Diogo Daniel, atleta paralímpico de badminton e estudante de Design Gráfico e Multimédia, reforça que “é muito complicado conciliar os estudos com o desporto de alta competição, mas que com este apoio o caminho é mais fácil, mas também mais gratificante, porque somos valorizados pelo nosso esforço”.

Em funcionamento desde 2012, O Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa que conta com a parceria do Comité Olímpico de Portugal e do Comité Paralímpico de Portugal, tem contribuído para que muitos jovens atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos consigam conciliar os estudos académicos com o desporto de alta competição. Nestas 10 edições já foram atribuídas 422 bolsas, a um total de 215 atletas de 24 modalidades, num esforço financeiro superior a 1,2 milhões de euros.

Conheça, através do site do IMPULSO, os vencedores desta edição.

 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas