logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

La Virgule aproveita o lixo dos oceanos para fabricar mochilas. Isso valeu-lhe o primeiro lugar no Triggers

La Virgule aproveita o lixo dos oceanos para fabricar mochilas. Isso valeu-lhe o primeiro lugar no Triggers

Primeira edição da iniciativa da Casa do Impacto distinguiu três projetos inovadores. La Virgule, um projeto que tem como missão tornar o mundo do desporto e do ar livre uma realidade circular, foi o grande vencedor.

Empreendedorismo Social

Produzir, em Portugal, mochilas ecológicas com materiais em fim de vida. Esta é a proposta da La Virgule, o projeto que foi o grande vencedor da primeira edição do Triggers. A startup recebe 15 mil euros e um ano de incubação na Casa do Impacto. O programa de aceleração da Casa do Impacto, que estimula a geração de novas ideias e a sua transformação em soluções sustentáveis, teve esta quinta-feira, dia 14 de julho, o seu evento final, onde deu a conhecer os três projetos finalistas.

O segundo lugar foi entregue à Animob, uma solução para a área agroalimentar e florestal, que oferece um serviço de partilha de terras e gado, através da formação de “pastores-modernos” especializados que se encarregam da mobilidade animal. A startup recebe 10 mil euros e um ano de incubação na Casa do Impacto. Já Material Species, um projeto que propõe transformar resíduos de demolição e construção em materiais de revestimento de qualidade, únicos e personalizados, arrecadou o terceiro lugar, e terá direito a receber 5 mil euros e um ano de incubação na Casa do Impacto.

“Esta primeira edição correu de uma forma fantástica, ainda por cima porque tínhamos desafios maiores, não só porque a questão ambiental é uma área que estamos a apostar em força, como também envolvemos parceiros externos e empresas que, além da Santa Casa, foram os grandes financiadores da iniciativa. Tanto o envolvimento dos empreendedores como dos parceiros, em termos de mentoria que foram dando aos empreendedores, fez com que eles crescessem de uma forma mais acelerada”, confessa Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

 

O mundo pelos olhos da La Virgule

Maxime Labat é um jovem francês a viver em Portugal. Foi no noroeste de França que começou a desenhar uma ideia capaz de responder a necessidades ambientais. O amor ao desporto e ao oceano começou com a prática de windsurf, desporto que já lhe valeu o troféu de vice-campeão mundial juvenil de Windsurf Bic 293. Foi neste desporto de total contacto com o oceano que encontrou o lado mais belo, mas também o mais assustador do mar. Não raras vezes, deparou-se com águas repletas de lixo. Um mar feito de plástico.

Foi depois de muito olhar para o lixo que abunda nos mares que várias questões surgiram: o que fazer com estes resíduos? Porque é que as nossas barracas usadas são queimadas? Porque um caiaque danificado é enterrado? Essas interrogações viriam a ser o primeiro passo para aquilo que, hoje, é a La Virgule, um projeto que acredita que é possível transformar resíduos em algo útil, ao recolher materiais e produtos técnicos em fim de vida para transformá-los em mochilas e bicicletários técnicos e reciclados.

A La Virgule faz-se de uma equipa de desportistas, aventureiros e amantes do ar livre. Aventura é a melhor palavra para definir a viagem que o projeto tem feito desde a sua criação em 2019. A epopeia começa com uma parceria com a Itiwit (Decathlon), que permitiu a primeira produção de sacos de O2, reaproveitados de caiaques insufláveis e tapetes de ioga. Três anos depois, a La Virgule vence a primeira edição do Triggers, que mais não é do que uma entre muitas conquistas que a La Virgule pretende alcançar. Na Casa do Impacto, Maxime encontrou um “projeto que quer mudar o mundo”, um hub repleto de pessoas e de ideias que querem fazer mais pelo planeta.

Através do Triggers, a Casa do Impacto (link para site CDI), da Misericórdia de Lisboa, apoia equipas que revelam motivação para e conhecimento sobre o empreendedorismo de impacto, focado na sustentabilidade ambiental do planeta. O objetivo passa por estimular projetos e startups com soluções inovadoras para a resolução de problemas e necessidades ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas