A campanha, cujo símbolo é um laço azul, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância. Com o slogan “Serei o que me deres… que seja amor”, a Santa Casa promoveu diversas ações ao longo do mês, incluindo o calendário dos afetos, que incentivou as pessoas a realizarem gestos de carinho e atenção diariamente.
O ponto alto da campanha foi a formação do laço azul humano, que contou com a participação de crianças, jovens e idosos, além de colaboradores da instituição. Vestidos com t-shirts e camisolas azuis, os participantes criaram uma imagem poderosa de união e solidariedade.
O evento foi animado pelo cantor Ruben Matay, que foi o anfitrião da manhã, juntamente com as mascotes, Cocas e Riscas, que proporcionaram alegria e diversão para todos.

Cantor Ruben Matay
O provedor da instituição, Paulo Sousa, fez questão de agradecer a todos os presentes, incluindo os colaboradores da Santa Casa e, em especial, à Polícia de Segurança Pública da 3.ª esquadra do Bairro Alto, representada pelo chefe Paulo Santos, e à 1.ª divisão do programa “Escola Segura”, representada pela chefe Inês Lopes. Na sua intervenção, Paulo Sousa apelou para que nunca se silenciem os casos de maus-tratos às crianças e destacou o trabalho da Misericórdia de Lisboa na área da infância: “A Santa Casa constitui uma verdadeira referência na proteção das crianças. Para muitas delas, tem sido amparo, tem sido colo, tem sido mãe, tem sido pai, tem sido refúgio e proteção e tem sido também um lugar de sonho e realização para milhares delas. Tem transformado vidas.”

Provedor da SCML, Paulo Sousa
A origem do laço azul como símbolo desta causa remonta a 1989, quando a norte-americana Bonnie Finney amarrou uma fita azul na antena do seu carro em homenagem ao seu neto, vítima de maus-tratos. O gesto de Bonnie gerou curiosidade e chamou a atenção para o tema, resultando na escolha de abril como o mês dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância.
Hoje, a campanha espalhou-se por diversos países, e o laço azul tornou-se um símbolo internacional de luta contra o abuso infantil. A ação de hoje em Lisboa é um lembrete da importância de proteger e cuidar das crianças, garantindo que recebam amor e atenção.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa agradece a todos os participantes e espera que esta iniciativa inspire mais ações de prevenção e apoio às crianças em todo o mundo.