A extração especial dos 242 anos da Lotaria Nacional decorreu esta terça-feira (18), numa cerimónia transmitida em direto no programa Praça da Alegria, da RTP1, levando o momento festivo a milhares de portugueses.
A sessão contou com a presença da vice-provedora da Santa Casa, Rita Prates, que relembrou que a Lotaria foi concedida à instituição pela rainha D. Maria I, com o propósito de apoiar os mais vulneráveis, missão que se mantém até hoje.
O evento integrou também um momento cultural de grande simbolismo, com a atuação do cantor Marco Rodrigues, acompanhado por João Domingos (guitarra clássica), Pedro Vieira (guitarra portuguesa) e Óscar Graça (teclas). Além de ter interpretado três temas icónicos da música portuguesa (“Tempo”, “Gaivota” e “Lisboa, Menina e Moça”), o cantor surpreendeu com uma letra original, chamada de “Lotaria”, dedicada à efeméride, evocando o seu papel na realização de sonhos e na união dos portugueses:
Tantos sonhos se cumpriram
Na estória da lotaria
Tantas pessoas sorriram
Também vou sorrir um dia.
Vamos lá fazer a festa
Que sai uma em cada três!
E também, se não for desta,
Prá semana anda outra vez.
Podes levá-la pra casa
Dá-la à família toda
Quem tem fé nunca se atrasa
Porque é hoje que anda a roda.
Despacha-te a fazer planos
Que a taluda dá-lhes voz
Por muitos e muitos anos
Quem vai ganhar somos nós.
Nesta que foi a 46.ª extração da Lotaria Clássica em 2025, os números premiados foram: 28 027, que garantiu o primeiro prémio no valor de 1 milhão e 200 mil euros; o 33 054, correspondente ao segundo prémio de 120 mil euros; e o 34 577, que atribuiu o terceiro prémio de 60 mil euros.