logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Lotaria Nacional faz 237 anos. A cronologia do jogo que celebra Portugal

Lotaria Nacional faz 237 anos. A cronologia do jogo que celebra Portugal

18 de novembro de 2020: a Lotaria Nacional comemora 237 anos. Em 1783 entraria para a história como o primeiro jogo explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na altura autorizado por Dona Maria I. São mais de dois séculos de Lotaria, o jogo que celebra Portugal.

Jogos Santa Casa

É o jogo mais antigo do portefólio dos Jogos Santa Casa. Durante mais de dois séculos de existência, a Lotaria Nacional foi-se adaptando com os tempos, mas mantendo-se fiel à missão que assumiu em 1783: as boas causas.

Os lucros da Lotaria Nacional em muito contribuíram para que a Misericórdia de Lisboa, sobretudo ao longo do século XX, conseguisse alargar os seus serviços de assistência, tornando-se numa das pioneiras na proteção à maternidade e à primeira infância. Hoje, continua a ser um recurso fundamental para a Santa Casa, permitindo que a instituição continue a desenvolver um trabalho exemplar no apoio aos mais desfavorecidos.

Celebrar Portugal acabaria por ser mais uma missão assumida pela Lotaria. Este é um jogo que, ao longo dos tempos, se tem mantido associado a momentos relevantes da cultura portuguesa, através de extrações da lotaria dedicadas a temas relacionados com a religião, património ou a eventos especiais do ano, e que tem como elemento maior a emblemática Lotaria do Natal.

O jogo tem vindo a “personificar” nas suas extrações não só o sonho do prémio, mas uma causa, uma celebração, uma evocação histórica, as regiões e o povo. Exemplo disso é a edição de final deste ano, dedicada às aldeias de Portugal, que evidencia alguns dos territórios rurais de Portugal. São “237 anos a anunciar a sorte” – tal como apregoa a nova campanha da Lotaria Nacional.

 

A história da Lotaria faz-se numa viagem que começou em 1783. Como nasceu e como evoluiu o primeiro jogo explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa?

1783
Nasce a Lotaria Nacional. D. Maria I autorizou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a explorar uma Lotaria anual sob a tutela e a fiscalização da Fazenda Real.

1784
A 1 de setembro, acontecia a primeira extração da Lotaria, cujo sorteio durou 34 dias. Os lucros da lotaria seriam repartidos pelo Hospital Real, pela Casa dos Expostos e pela Academia Real das Ciências.

1893 
A lotaria passou a ser explorada, em regime de monopólio, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

1901
Inauguração da atual Sala de Extrações e eletrificação das esferas de 1863.

1926
O artigo 1º do Decreto nº 12 790, de 30 de novembro, estabeleceu que as lotarias seriam exploradas pela Misericórdia de Lisboa, por conta do Estado, sendo renomeadas de Lotarias da Misericórdia de Lisboa.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas