logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos Olímpicos contou com 27 bolseiros dos Jogos Santa Casa

Melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos Olímpicos contou com 27 bolseiros dos Jogos Santa Casa

Na 33.ª edição dos Jogos Olímpicos, este ano em Paris, Portugal conquistou a melhor pontuação de sempre ao obter 78 pontos e quatro medalhas, elevando para 32 o pecúlio olímpico luso. A alegria perante os resultados foi ensombrada com a morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, a quem a Santa Casa prestou uma sentida homenagem.

Jogos Santa Casa

Os 27 bolseiros que participaram nos Jogos Paris 2024 já se encontram em solo nacional, depois de duas semanas a integrar a equipa portuguesa (com um total de 73 atletas) e a lutar para a obtenção dos melhores resultados. O objetivo foi conseguido, com os desportistas lusos a trazerem para casa quatro medalhas olímpicas: ouro para Rui Oliveira e Iúri Leitão, com este último a conquistar uma segunda medalha de prata, Pedro Pichardo com prata e Patrícia Sampaio a obter bronze.

Desde 2013 que os Jogos Santa Casa são Parceiros Oficiais para a área da Educação do Comité Olímpico de Portugal (COP) sendo, desde 2014, os Principais Patrocinadores do Comité Paralímpico de Portugal (CPP). Ambas as parcerias têm como objetivo apoiar os atletas dos Programas de Preparação Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica, permitindo conciliar a prática desportiva com a educação, através da atribuição anual de Bolsas de Educação.

O Programa Impulso Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, designação das bolsas que são atribuídas, permite aos atletas iniciar ou prosseguir as suas carreiras duais, evitando o afastamento prematuro do desporto de alto rendimento ou o abandono precoce dos estudos.

Nas 11 edições do programa foram já atribuídas 470 bolsas a 231 atletas de 26 modalidades, num total de mais de 1,3 milhões de euros.

A despedida de José Manuel Constantino

A prestação portuguesa na mais emblemática competição desportiva foi ensombrada pela morte de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, precisamente no dia em que encerraram os Jogos Olímpicos de 2024, a 11 de julho.

A perda foi lamentada publicamente pela Misericórdia de Lisboa que, através do Departamento de Jogos, tinha desenvolvido ao longo dos últimos anos uma relação de forte proximidade com o responsável do COP, devido à preocupação comum de se zelar pelos atletas e pelo projeto Olímpico.

“Os resultados alcançados em Tóquio e, agora, em Paris, são um bonito e justo legado de José Manuel Constantino, o qual deve ser preservado e continuado”, pode-se ler no comunicado então divulgado pela Santa Casa, numa referência à melhor pontuação de sempre obtida por

Portugal em Jogos Olímpicos: o 50.º lugar no “medalheiro”, o que representa um “salto” relativamente à prestação nacional em Tóquio 2020, altura em que Portugal alcançou o 56º lugar.

*Fotografia cedida pelo COP e registada antes da partida da equipa portuguesa para Paris

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas