logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Membro da Fundação HighScope americana visita creches da Santa Casa

Membro da Fundação HighScope americana visita creches da Santa Casa

O método de ensino HighScope está implementado em 15 estabelecimentos de infância da Misericórdia de Lisboa.

Ação social

O diretor do programa de formação HighScope dos Estados Unidos da América realizou esta quarta-feira, 21 de setembro, uma visita ao Centro de Acolhimento Infantil Bairro da Cruz Vermelha, da Santa Casa, para observar “em primeira mão” a implementação e a eficácia deste modelo de ensino nesta creche, nomeadamente nas metodologias de trabalho da equipa educacional.

Este Centro, que tem ao seu cuidado 86 crianças de diferentes contextos socioeconómicos, implementou este modelo de ensino no ano letivo de 2013/2014, com o objetivo de “reorganizar o trabalho desenvolvido, aproximando-o do maior interesse da criança”, explica Adelaide Matias, diretora do equipamento.

“Este modelo dá uma autonomia à criança, que lhe possibilita ter a oportunidade de escolher o que fazer, permitindo que as nossas crianças criem uma estrutura organizacional que irá ser uma mais-valia no futuro”, comenta a diretora.

Para Margarida Rodrigues, da HighScope Portugal, este é um modelo de ensino que “proporciona às crianças explorações enriquecedoras, dotando-as de noções de tamanho, de encaixe, de filas e de cores, utilizando vários materiais reutilizáveis e que existem no seu quotidiano”.

“Para nós é um orgulho uma instituição como a Santa Casa acreditar no nosso modelo e ver a importância do mesmo, na prática educacional”, frisa, relembrando ainda que, “com a rotina diária proposta por este modelo, espera desenvolver-se, nas crianças, competências de planeamento das suas atividades e reflexão final sobre o seu desenvolvimento. O controlo é partilhado entre a criança e o adulto, apesar de este ter um papel fundamental no apoio à aprendizagem da escolha e da resolução de problemas”.

O curriculum HighScope baseia-se na teoria do desenvolvimento da criança de Jean Piaget e Dewey, e abrange crianças desde a Creche, Jardim de Infância (pré-escolar), ensino básico e secundário. O enfase é colocado na aprendizagem ativa, onde a criança aprende pela ação intencional que realiza sobre os materiais, o ambiente e os outros.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas